sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Feliz Natal para Todos


Desejamos a toda família Equipista, e a todas as pessoas do mundo inteiro, os mais sinceros votos de um Natal repleto de Paz, Amor, Caridade, Fé e Esperança.

Jesus, Maria e José, nossa família vossa é!

"Não poderia estar mais perto. O Deus de todas as belezas e de todas as luzes veio morar na casa pobre do coração humano. O Menino que nasce de Maria na noite do Na tal é o Deus de todas as nações e de todas as ânsias. Com rosto humano, com pés e mãos, com fome e com sede, peregrino como todos os homens, Deus se tornou um de nós e se fez próximo de nós. Podemos dizer que Deus é o Emanuel, isto é, Deus conosco. Essa a grande mensagem do Natal.

Caminhando no coração da história, construindo nossos lares e trabalhando nas diferentes tarefas, sofrendo e amando, vivendo a vida, não estamos entregues a nós mesmos. Deus mesmo chorou e sorriu, conviveu com as pessoas e teve ânsias de felicidade. Não estamos entregues ao destino nem à fatalidade. Deus nos ama e vem até nós.

Um dia, Deus resolveu, para sempre, entrar na carne humana, e se encarnou. Todos os rostos humanos têm traços de Deus. Pobres e ricos, pretos e brancos, homens de ontem e de hoje, todos têm vestígios de Deus, porque numa carne humana igual a de todos esses Deus já morou. Mais ainda. Quando damos um copo de água fria ao menor de nossos irmãos é a Ele que estamos oferecendo um gesto de amor.

Há uma presença especial de Deus no coração de todos os pobres da terra. Quando Deus quis aparecer entre nós, escolheu uma família pobre e condições de muito despojamento: um pai carpinteiro, uma mãe muito simples, um lar numa cidade de pobres como era Nazaré. Foi visitado pelos pastores pobres e não teve acolhida nos corações dos grandes e satisfeitos de coisas da terra. Natal é a festa dos pequenos que se sabem preferidos de Deus.

Cumprem-se, na simplicidade da cena do presépio, as profecias de ontem e realizam-se os desejos da humanidade sincera de ver e ouvir a Deus. As nuvens do céu chovem o Justo e Belém não é a menor de todas as cidades. Chegou o Príncipe da Paz e o Pai do século futuro. Tudo se fez com muita simplicidade e sem o aparato tão apreciado pelos homens. A chegada de Deus no humano se faz no simples e naquilo que não tem brilho. Continuando sua vida humana, esse Deus-Homem se mostrará imensamente frágil, a ponto de morrer como um condenado fora dos muros de Jerusalém. Tudo se faz no silêncio, na simplicidade e no despojamento.

Nesta quadra do ano costumamos desejar votos de felicidades a.os nossos amigos e familiares. Ceamos com nossos familiares e presenteamo-nos uns aos outros. Por que tudo isso? Porque o Na tal é momento de paz. Momento profundo de paz porque chegou aquele que estávamos esperando. Formulamos votos aos nossos amigos, que acolham esse Menino que nasceu. Esperamos que Ele possa morar no coração de nossas famílias. Queremos que todos se unam em torno dele e que, nesta noite, haja uma vontade muito grande de se desfazerem as barreiras. Suspiramos por um tempo em que as armas de guerra sejam colocadas de lado e sirvam para o trabalho da paz.

Que a Paz do Menino penetre todos os lares deste país. Que os lares dos equipistas sejam novos presépios onde o Menino possa renascer.

Frei Almir Ribeiro Guimarães, o.f.m ."

Este é, na íntegra, o editorial "O SENHOR ESTA PERTO DE NÓS" da Carta Mensal ENS-CM-1981-9 de dezembro/1981, que nos convida a receber, na simplicidade, Aquele que nasceu na simplicidade e reina absoluto em nossos corações. Viva Nosso Senhor Jesus Cristo!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Piabetá na Carta Mensal - ENS-CM-1985-7

Cem casais em Piabetá

Com a colaboração de casais de Petrópolis (para não perder a tradição) e sob a animação e coordenação de Frei Antonio Moser (idem), aconteceu o 1º Dia de Estudos em Piabetá. "Lá estiveram os casais das Equipes 1 e 2 de Piabetá e um grande número de casais da comunidade e que desejavam tomar contato com as coisas do Movimento. Assim, mais de 100 casais participaram desse 'Dia' e, ao final, demonstraram grande interesse em pertencer às Equipes. Por enquanto foram formados mais dois grupos, que funcionarão como pré-equipes. Assim, muito em breve Piabetá terá a sua Coordenação."

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Piabetá na Carta Mensal - ENS-CM-286

Quando Piabetá se tornou um setor...


Na página 46 da Carta Mensal 286, de outubro de 1992, foi publicado o texto abaixo que é marcante para a história do nosso setor:


". Piabeta, com sete equipes passa de Coordenação a Setor e mantém seu C.R. Dalfeli e José"



Poucas palavras, que dizem muito sobre o nosso futuro.

O Poderoso fez em nós maravilhas e Santo é o Seu nome!!!

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Piabetá na Carta Mensal - ENS-CM-1988-9

TESTEMUNHO


(testemunhos, relatos e depoimentos de equipistas, participantes do Encontro Internacional de Lourdes)

"Para nós, foi mais uma confirmação de que as ENS são um grande caminho para a salvação conjugal... Através desta participação, Deus nos deixou compreender mais uma vez que o Seu amor e a Sua bondade é para todo ser humano, seja ele pobre, rico, branco, negro, aleijado, mudo, cego ou são... Somos todos iguais espiritualmente. Lá em Lourdes, todos, apesar de sermos de países diferentes, falávamos a mesma língua e tínhamos o mesmo objetivo de chegar um dia ao Pai... Na nossa volta a Piabetá descobrimos que ao mesmo tempo em que Nossa Senhora estava nos ajudando e nos protegendo em Lourdes, estava também ajudando e protegendo a nossa casa."

Dafeli e José Guedes- Piabetá/RJ

Piabetá na Carta Mensal - ENS-CM-1984-7

UM TRABALHO DE PASTORAL FAMILIAR DOS EQUIPISTAS DE PIABETÁ


Escreve Frei Antônio Moser, no Boletim de Petrópolis:

As Equipes de Piabetá, que desde a sua fundação foram adaptadas àquela realidade da Baixada, apresentam algumas características muito próprias. Além da simplicidade decorrente do meio ambiente, estão intimamente ligadas às atividades da comunidade. Já há muito promovem encontros com outros casais. Ultimamente vêm se preocupando em regularizar a situação de muitos casais da comunidade

Foi assim que, ao longo dos últimos meses, os equipistas prepararam uma vintena de casais "ajuntados" ou só casados no civil para a celebração religiosa do seu amor.

Diante de toda a comunidade, naquele dia mais numerosa do que nunca, e num clima de festa, 11 casais receberam a bênção durante a celebração da Eucaristia. Voltados para o povo, que seguia atento as cerimonias, eles juraram fidelidade um ao outro. Foi emocionante. Todos os novos casais (um já com 30 anos de vida em comum) comungaram sob as duas espécies. Depois do ato solene da assinatura dos papéis, ao som de palmas e cânticos, os novos casais tiveram uma vibrante recepção da comunidade.

Tudo isto ocorreu na Igreja de São Sebastião, na periferia de Piabetá, onde vive uma das comunidades mais atuantes da Baixada. E grande parte desta atuação está sendo liderada pelas Equipes de Nossa Senhora. Muito em breve virá uma segunda celebração: já estão inscritos uns 20 casais que querem celebrar, na fé, o seu amor.

Sempre liderada pelos equipistas, a comunidade terá um dia de encontro com o pessoal do Rio do Ouro. O encontro será encerrado com a missa do agricultor, reunindo os agricultores da região. O altar e t.;da a igreja estarão enfeitados com produtos agrícolas e instrumentos de trabalho. 

sábado, 10 de dezembro de 2016

NOTA DA CNBB EM DEFESA DA VIDA



“Propus a vida e a morte; escolhe, pois, a vida ” (cf. Dt. 30,19)



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, por meio de sua Presidência, manifesta sua posição em defesa da integralidade, inviolabilidade e dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural (cf. Constituição Federal, art. 1°, III; 3°, IV e 5°, caput).

A CNBB respeita e defende a autonomia dos Poderes da República. Reconhece a importância fundamental que o Supremo Tribunal Federal (STF) desempenha na guarda da Constituição da República, particularmente no momento difícil que atravessa a nação brasileira. Discorda, contudo, da forma com que o aborto foi tratado num julgamento de Habeas Corpus, no STF.

Reafirmamos nossa incondicional posição em defesa da vida humana, condenando toda e qualquer tentativa de liberação e descriminalização da prática do aborto.

Conclamamos nossas comunidades a rezarem e a se manifestarem publicamente em defesa da vida humana, desde a sua concepção.

Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa Mãe, interceda por nós, particularmente pelos nascituros.



Brasília, 1º de dezembro de 2016



Cardeal Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília-DF
Presidente da CNBB



Dom Murilo S. R. Krieger
Arcebispo de São Salvador-BA
Vice-Presidente da CNBB



Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília-DF
Secretário-Geral da CNBB

( Fonte: http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19909:cnbb-reage-e-discorda-da-forma-como-o-aborto-foi-tratado-pelo-stf&catid=114&Itemid=106 )

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Imaculada Conceição

Neste dia, estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos

Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.

Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant'Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".

No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".

A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".

Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!

(Fonte do texto: http://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-da-imaculada-conceicao/)

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Festa do padroeiro na Paróquia de São Sebastião em Piabetá

50 anos de Missão Canossiana no Brasil

Parabéns aos irmãos Canossianos, que estão presentes na Paróquia São Sebastião em Piabetá.

Que a fé e a unidade cresçam cada vez mais em nosso meio, para que esse Carisma alcance a todos os necessitados.

Jesus Cristo seja sempre o motivo de nossa alegria.

Oração a Santa Madalena de Canossa

"Ó Deus, que destes a Santa Madalena de Canossa a graça de conhecer-te profundamente e, assim, reconhecer a dor do próximo e fazer de tudo para aliviá-la, dai também a nós a graça deste profundo conhecimento de Vós, para que possamos enxergar o sofrimento do próximo e trabalhar pelo seu alívio, por Cristo, Senhor nosso, amém. Santa Madalena de Canossa, rogai por nós."