domingo, 11 de março de 2018

Onde começa a conversão de Saulo?

Certamente a conversão de Saulo se dá no caminho para Damasco, onde Aquele que ele persegue vai ao seu encontro e o interpela, mostrando-lhe a Verdade; mas é interessante observar que este encontro pode ter sido preparado ao longo da vivência de Saulo, em suas convicções na "defesa" da lei.

Saulo deve ter visto alguns ou vários testemunhos de Cristãos que deram a vida no anúncio do Evangelho, mas nos basta a Palavra sobre o testemunho de Estevão:

Este, um homem escolhido junto com outros seis - por serem de boa reputação, sabedoria e cheios do Espírito Santo -, para administrar ações assistenciais junto a viúvas que estavam sendo negligenciadas (Atos 6, 1-6); também realiza grandes milagres e prodígios junto ao povo (Atos 6, 8), e por isso é perseguido, com acusações mentirosas de blasfêmia contra Moisés (a Lei) e contra Deus (Seu templo santo), sendo levado a julgamento (Atos 6, 9-15).

Estevão se "defende" falando habilmente sobre a Verdade, que é a própria Palavra ao longo da história da Salvação, desde Abraão, José, o próprio Moisés, até David e a edificação do templo em Salomão (Atos 7, 1-47). Para Estevão, não importa se está agradando aos seus acusadores, mas sim em mostrar que ele age conforme a vontade de Deus, que não está confinado em uma construção de mãos humanas, mas que é o Deus onipotente, e presente onde Ele quer (Atos 7, 48-50). Estevão ainda expõe toda a dureza de coração dos seus acusadores e levanta ainda mais a ira desses que, acuados pela verdade, e sem suportá-la, investem contra ele e o apedrejam até a morte (Atos 7, 51-53; 54; 57;59).

Alí, vendo tudo isso, está Saulo, que tem aos seus pés os mantos das testemunhas, como observador "privilegiado" do que acontece (Atos 7, 58). Saulo vê a morte de um homem convicto do que faz e de quem é, e pode, de alguma forma, se identificar com Estevão, pois também age por convicção. Mas um dos dois está errado...

Estevão age conforme a "sua" verdade (que é Jesus) não por um prêmio, um status ou qualquer vantagem humana, mas simplesmente porque é a revelação de Deus, por meio de Jesus Cristo, e do Espírito Santo. Isto o faz decidido a enfrentar a consequência de seu testemunho, mesmo que seja cruel aos olhos humanos, mas que é gloriosa nas graças de Deus. Ele ainda, no último momento, intercede por aqueles que lhe tiram a vida no corpo, mas que não podem lhe tirar a vida no Pai (Atos 7, 55-56; 59-60).

Um testemunho como este não pode passar sem que mexa com os corações, mesmo os mais duros e cegos.

Mesmo que a verdade não se revele imediatamente, sua própria ausência incomoda, provoca e faz pensar, pela simples incompreensão.

Não posso dizer que isso tudo é determinante na conversão de Saulo, pois apenas o próprio Deus, na Santíssima Trindade, tudo pode e tudo sabe. Deus é o único Senhor, dono da Vida, e sem Ele nem sequer somos pó. Mas, por amor, Ele também nos ouve na nossa pequenez e quer nos revelar sua intimidade.

Em minha experiência de vida, algumas vezes já me confrontei com situações que achava que estava certo e, mesmo tentando fazer prevalecer minha opinião, me incomodava. Em várias situações já me arrependi e mudei de ideia, pois me senti provocado pela incompreensão, e pude me colocar no lugar do outro, ou olhar a situação de outra maneira, a correta.

Sei que minha vida é quase nada diante de Estevão e Saulo, mas na contemplação da Palavra sobre os dois, não vi como algo qualquer a presença de Saulo na morte de Estevão. Senti que alí Jesus Cristo já estava agindo na conversão de Saulo, mostrando-lhe o verdadeiro amor, que é capaz de dar a vida por Ele e pelos irmãos.

Peço sempre a Deus que a Sua Vida seja sempre revelada em minha vida, e que cada situação que eu passe me leve mais e mais a compreender e fazer a Sua vontade. Sei que Deus é quem converte os corações, mas cabe a mim também pedir por essa conversão. E peço também por tudo aquilo que nem mesmo sei que tenho que mudar, que está lá em meu ser, destruindo, perseguido e matando, como se fosse algo bom e que eu, cego, não vejo. Por isso me atrevo a imaginar Saulo, também orando a Deus por fazer a Sua vontade, e isso me dá mais força e esperança; não pela oração em si desse velho e cego Saulo, mas pelo homem novo, Paulo, que Jesus vê nele e que, ao cegar de verdade, enxerga a Verdadeira Luz.

Mônica e André
Equipe 7 - Nossa Senhora da Luz
Setor Piabetá

Nenhum comentário:

Postar um comentário