Acompanhante Espiritual
Equipe Nossa Senhora do Rosário
Senhor Deus, Pai de misericórdia, Deus da caridade e do amor, da esperança, do perdão e da fé... ajuda-nos a amar como o Senhor nos ama.
Tem piedade e misericórdia de nossas fraquezas, e daí-nos a graça de viver segundo a Sua Palavra.
Afasta de nossas vidas todo o mal que nos ronda, e quer corromper nossas famílias. Que encontremos a verdadeira alegria em Ti, Senhor de nossas vidas, nossa Felicidade e nosso Refúgio.
Sem Ti nós nada somos, sem Tua Graça sequer existiríamos. É por Ti, Senhor que tudo vale a pena... que a vida tem sentido.
Obrigado por tanta bondade e pelas maravilhas que o Senhor nos proporciona, falando através dos nossos corações, sedentos de reconciliação contigo. Que nossa razão seja sempre a de Lhe buscar com todo o nosso ser e de toda a nossa vontade, e que possamos Te encontrar, cada vez mais presente, nesse templo que é seu.
Senhor Deus, não importa quem eu sou. Importa sim saber que eu sou Seu.
Somos todos irmãos, filhos amados de Deus!
ENS Piabetá
"• Na Regra de Vida, a palavra mais importante é 'VIDA'.
• Como os outros Pontos Concretos de Esforço, a Regra de Vida inscreve-se numa direção de crescimento, tanto espiritual como humana.
• A Regra de Vida abre horizontes pessoais de vida para ajudar cada um a dar um passo mais além para responder ao amor e ao apelo de Deus.
• A Regra de Vida deve ser uma escolha pessoal, livre e assumida como obrigação. Podemos pedir a ajuda do nosso cônjuge ou dos outros membros da equipe. Essa ajuda mútua deve ser sempre muito discreta e impregnada de amor e paciência. Não nos esqueçamos de que é grande a alegria no Céu, quando alguém dá um pequeno passo na direção certa.
• No quadro de nossa missão de dar testemunho cristão no mundo de hoje, a Regra de Vida ajuda-nos a 'ser' antes de 'fazer'. E, com o tempo, vamos contagiando os outros, pois o amor vivido é uma história de sedução.
• O amor que nos faz viver nos é dado para fazer viver!"
Este é, na íntegra, o artigo "ALGUMAS CONCLUSÕES SOBRE A REGRA DE VIDA", da Carta Mensal 485 de novembro/2014, para nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.
Como bem sabemos, o ano equipista começa antes de janeiro. Na verdade ele já dá os ares da graça com a escolha dos novos Casais Responsáveis de Equipe e a reunião de balanço, e tem o marco dessa virada na posse desses novos casais.
É interessante ver como conseguimos evoluir gradativamente na vivência do Carisma e da Mística do nosso movimento, mas de maneira renovada, pois estamos em constante atendimento ao chamado de nosso Senhor Jesus Cristo: "Vem e Segue-Me"; onde constatamos sempre Ele nos dizendo: "Eis que faço novas todas as coisas".
Para nós Casais Responsáveis de Setor, algo que também marca bastante esse novo ano equipista é o encontro provincial. Este ano esse encontro, da Província Leste, foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de novembro, em Belo Horizonte, e nos mostrou, mais uma vez, as maravilhas que o Senhor tem para nós, nos dando alegrias imensas em tudo o que ouvimos e partilhamos.
Para muitos CRS, assim como nós, esse foi o terceiro e último encontro provincial nessa missão, e foi muito bom revermos amigos que fizemos nos encontros anteriores e também conhecermos os novos casais que assumem agora. Esses três dias de convivência foram recheados de motivação, animação e comunhão, mas também seriedade, compromisso e esperança em um ano melhor ainda pela frente.
O tema, o lema e as orientações para 2017, que serão apresentados para os novos CRE e Casais Ligação nos EACREs, são maravilhosos, e nos mostram como o nosso movimento está totalmente atualizado e em sintonia com nossa igreja e com as necessidades de nossas famílias, nos dando fôlego renovado para trabalhar ainda mais empenhados em aderir e fazer a vontade de Deus.
Obrigado Senhor, por nos mostrar a cada momento que está conosco na missão. Nossa confiança é em Ti, que renova nossas forças e nos sustenta no caminho para que se faça o que é importante: "importa que Ele cresça e que eu diminua".
Monica e André
CRS Piabetá
Região RIO II
"Conhecemos a importância que Padre Caffarel atribuía à oração. Consagrou toda a sua vida a ela. Ensinou-nos a aproximar-nos dela com amor. Sempre enfatizou a necessidade desse encontro com o Senhor.
Foi esta atenção para com a oração que o levou a entregar a direção do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, para consagrar totalmente seus últimos anos a este tempo tão forte e fundamental da vida cristã, em Troussures.
Aprender a orar, saber orar, fazer de nossa vida uma oração, aí está com certeza um objetivo para o nosso crescimento. Pois sabemos que é ali, nesse momento de encontro misterioso e intenso com o Senhor, que nossa fé acontece.
Há um aspecto que Padre Caffarel pôs em evidência numa de suas cartas, que permite dar-se um sentido renovado à oração e de aproximar-se de Deus com uma confiança toda especial. 'Você é esperado por Deus!', lembrava-nos Pe. Caffarel. Sabemos que Deus nos espera a cada momento. A cada momento de nossa vida, Deus nos espera, a cada momento de nosso dia. Essa certeza deve acompanharnos permanentemente e deve nos levar a viver nossos momentos de oração com mais simplicidade e mais alegria.
Como não ir com serenidade ao encontro d'Aquele que nos espera com paciência, com tranqüilidade, com serenidade? Como não estarmos prontos para Lhe falar, para Lhe desvendar e para Lhe confiar todo o nosso ser? Ele está aí, esperando, simplesmente para nos acolher com amor.
Nossa 'vida' se desenrola na 'espera', na esperança e na fé de que aquilo que esperamos em nossos projetos vai se realizar. A fé também é uma grande espera, espera do Senhor e de seu Reino que vem. Jesus, em sua vida humana, preencheu continuamente a espera dos outros: Ele devolveu a esperança, fez renascer a confiança, curou as feridas, amou. Padre Caffarel nos lembra: 'Você é esperado por Deus. Ele está aí para lhe dar nova esperança, para lhe dar confiança, para curar suas feridas, para preencher seus vazios.'
E a oração torna-se vida.
Maria Carla e Carlo Volpini
CR ERI 2006-2012"
Este é, na íntegra, o artigo "A MENSAGEM DE PADRE CAFFAREL SOBRE A ORAÇÃO", da Carta Mensal 485 de novembro/2015, para nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.