Irmãos,
Nas Equipes de Nossa Senhora, "a reunião de equipe é o ponto mais alto da vida dessa pequena comunidade. É um momento privilegiado de partilha, num ambiente de caridade e de amor fraternal. Um amor verdadeiro de um pelo outro é exigente e não pode ser resultado de uma atitude passiva. Essa partilha, entre todos, supõe um clima de confiança mútua e de discrição da parte de cada um dos membros da equipe (guia das ENS).
Algo que também é marca das nossas reuniões, é o clima de simplicidade. Abrir os corações para toda a mística de uma reunião das ENS é se abrir também às graças do Senhor que nos reúne e que age nas coisas simples ou grandiosas do mesmo modo. Vivendo, conhecendo e confiando sempre que é Jesus quem nos reúne, vamos obtendo essas graças e percebendo que cada reunião é uma oportunidade, um passo a mais para nossa verdadeira conversão. Não dá para questionar ou querer mudar àquilo que não entendemos direito.
Uma reunião das ENS é composta de 5 partes que não podem faltar nem serem menosprezadas em nenhuma circunstância. São elas (nesta ou em outra ordem adequada à equipe e coerente):
• a refeição;
• a oração
• a partilha sobre os Pontos Concretos de Esforço;
• a coparticipação;
• a troca de ideias sobre o Tema de Reflexão.
Essa consciência de simplicidade é muito importante para que não façamos como Naamã: 11 Naamã se foi, despeitado, dizendo: "Eu pensava que ele viria em pessoa, e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, poria a mão no lugar infetado e me curaria da lepra (2 Reis 5, 11);" que esperava grandes manifestações, com pompa e circunstâncias, mas obteve uma resposta de simplicidade e quase deixou a graça passar.
Ouvindo o chamado para irmos com alegria, ânimo, boa vontade e bem preparados para as nossas reuniões, estamos ouvindo também o conselho que foi dado ao próprio Naamã por seus servos: 13 Mas seus servos, aproximando-se dele, disseram-lhe: "Meu pai, mesmo que o profeta te tivesse ordenado algo difícil, não o deverias fazer? Quanto mais agora que ele te disse: 'Lava-te e serás curado'" (2 Reis 5, 13).
Uma reunião requer também de nós, mantendo aquilo que é essencial e aquilo a que ela se propõe; presença, criatividade, participação e todos os dons que o Senhor põe em nosso favor, para que, valorizando cada um dos cinco pontos, possamos encontrar vida em abundância junto aos irmãos.
A Mônica costuma dizer que vai sempre a uma reunião com o coração aberto e pronta para sair diferente de quando começou. Sem dúvidas, não dá para sair igual de uma reunião quando nela encontramos o próprio Cristo nos reunindo, ensinando e amando.
Mônica e André
Equipe 7 - NS da Luz
Setor Piabetá
Nenhum comentário:
Postar um comentário