sexta-feira, 23 de dezembro de 2016
Feliz Natal para Todos
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
Piabetá na Carta Mensal - ENS-CM-1985-7
Cem casais em Piabetá
quarta-feira, 21 de dezembro de 2016
Piabetá na Carta Mensal - ENS-CM-286
Quando Piabetá se tornou um setor...
terça-feira, 20 de dezembro de 2016
Piabetá na Carta Mensal - ENS-CM-1988-9
(testemunhos, relatos e depoimentos de equipistas, participantes do Encontro Internacional de Lourdes)
"Para nós, foi mais uma confirmação de que as ENS são um grande caminho para a salvação conjugal... Através desta participação, Deus nos deixou compreender mais uma vez que o Seu amor e a Sua bondade é para todo ser humano, seja ele pobre, rico, branco, negro, aleijado, mudo, cego ou são... Somos todos iguais espiritualmente. Lá em Lourdes, todos, apesar de sermos de países diferentes, falávamos a mesma língua e tínhamos o mesmo objetivo de chegar um dia ao Pai... Na nossa volta a Piabetá descobrimos que ao mesmo tempo em que Nossa Senhora estava nos ajudando e nos protegendo em Lourdes, estava também ajudando e protegendo a nossa casa."
Dafeli e José Guedes- Piabetá/RJ
Piabetá na Carta Mensal - ENS-CM-1984-7
Escreve Frei Antônio Moser, no Boletim de Petrópolis:
sábado, 17 de dezembro de 2016
sábado, 10 de dezembro de 2016
NOTA DA CNBB EM DEFESA DA VIDA
quinta-feira, 8 de dezembro de 2016
Imaculada Conceição
Neste dia, estamos solenemente comemorando a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a Rainha de todos os santos
Esta verdade, reconhecida pela Igreja de Cristo, é muito antiga. Muitos padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.
A Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade para a aceitação do mistério da Imaculada Conceição. Em 1304, o Papa Bento XI reuniu na Universidade de Paris uma assembleia dos doutores mais eminentes em Teologia, para terminar as questões de escola sobre a Imaculada Conceição da Virgem. Foi o franciscano João Duns Escoto quem solucionou a dificuldade ao mostrar que era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo.
Rapidamente a doutrina da Imaculada Conceição de Maria, no seio de sua mãe Sant'Ana, foi introduzido no calendário romano. A própria Virgem Maria apareceu em 1830 a Santa Catarina Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".
No dia 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus do Papa Pio IX, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: "Maria isenta do pecado original".
A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: "Eu Sou a Imaculada Conceição".
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!
(Fonte do texto: http://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-da-imaculada-conceicao/)
terça-feira, 6 de dezembro de 2016
50 anos de Missão Canossiana no Brasil
Parabéns aos irmãos Canossianos, que estão presentes na Paróquia São Sebastião em Piabetá.
Que a fé e a unidade cresçam cada vez mais em nosso meio, para que esse Carisma alcance a todos os necessitados.
Jesus Cristo seja sempre o motivo de nossa alegria.
Oração a Santa Madalena de Canossa
"Ó Deus, que destes a Santa Madalena de Canossa a graça de conhecer-te profundamente e, assim, reconhecer a dor do próximo e fazer de tudo para aliviá-la, dai também a nós a graça deste profundo conhecimento de Vós, para que possamos enxergar o sofrimento do próximo e trabalhar pelo seu alívio, por Cristo, Senhor nosso, amém. Santa Madalena de Canossa, rogai por nós."
terça-feira, 29 de novembro de 2016
segunda-feira, 28 de novembro de 2016
Oração dos Filhos Amados de Deus
Senhor Deus, Pai de misericórdia, Deus da caridade e do amor, da esperança, do perdão e da fé... ajuda-nos a amar como o Senhor nos ama.
Tem piedade e misericórdia de nossas fraquezas, e daí-nos a graça de viver segundo a Sua Palavra.
Afasta de nossas vidas todo o mal que nos ronda, e quer corromper nossas famílias. Que encontremos a verdadeira alegria em Ti, Senhor de nossas vidas, nossa Felicidade e nosso Refúgio.
Sem Ti nós nada somos, sem Tua Graça sequer existiríamos. É por Ti, Senhor que tudo vale a pena... que a vida tem sentido.
Obrigado por tanta bondade e pelas maravilhas que o Senhor nos proporciona, falando através dos nossos corações, sedentos de reconciliação contigo. Que nossa razão seja sempre a de Lhe buscar com todo o nosso ser e de toda a nossa vontade, e que possamos Te encontrar, cada vez mais presente, nesse templo que é seu.
Senhor Deus, não importa quem eu sou. Importa sim saber que eu sou Seu.
Somos todos irmãos, filhos amados de Deus!
ENS Piabetá
domingo, 27 de novembro de 2016
Novos Casais Responsáveis de Equipe
Chegamos ao final de mais um ano equipista e, junto com esse momento de renovação, tivemos a escolha dos novos Casais Responsáveis de Equipe, trazendo novos ares para nosso movimento.
sábado, 26 de novembro de 2016
Confraternização das Equipes de Nossa Senhora do Setor Piabetá
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 10/11/2016
"• Na Regra de Vida, a palavra mais importante é 'VIDA'.
• Como os outros Pontos Concretos de Esforço, a Regra de Vida inscreve-se numa direção de crescimento, tanto espiritual como humana.
• A Regra de Vida abre horizontes pessoais de vida para ajudar cada um a dar um passo mais além para responder ao amor e ao apelo de Deus.
• A Regra de Vida deve ser uma escolha pessoal, livre e assumida como obrigação. Podemos pedir a ajuda do nosso cônjuge ou dos outros membros da equipe. Essa ajuda mútua deve ser sempre muito discreta e impregnada de amor e paciência. Não nos esqueçamos de que é grande a alegria no Céu, quando alguém dá um pequeno passo na direção certa.
• No quadro de nossa missão de dar testemunho cristão no mundo de hoje, a Regra de Vida ajuda-nos a 'ser' antes de 'fazer'. E, com o tempo, vamos contagiando os outros, pois o amor vivido é uma história de sedução.
• O amor que nos faz viver nos é dado para fazer viver!"
Este é, na íntegra, o artigo "ALGUMAS CONCLUSÕES SOBRE A REGRA DE VIDA", da Carta Mensal 485 de novembro/2014, para nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.
terça-feira, 8 de novembro de 2016
"Eis que faço novas todas as coisas"
Como bem sabemos, o ano equipista começa antes de janeiro. Na verdade ele já dá os ares da graça com a escolha dos novos Casais Responsáveis de Equipe e a reunião de balanço, e tem o marco dessa virada na posse desses novos casais.
É interessante ver como conseguimos evoluir gradativamente na vivência do Carisma e da Mística do nosso movimento, mas de maneira renovada, pois estamos em constante atendimento ao chamado de nosso Senhor Jesus Cristo: "Vem e Segue-Me"; onde constatamos sempre Ele nos dizendo: "Eis que faço novas todas as coisas".
Para nós Casais Responsáveis de Setor, algo que também marca bastante esse novo ano equipista é o encontro provincial. Este ano esse encontro, da Província Leste, foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de novembro, em Belo Horizonte, e nos mostrou, mais uma vez, as maravilhas que o Senhor tem para nós, nos dando alegrias imensas em tudo o que ouvimos e partilhamos.
Para muitos CRS, assim como nós, esse foi o terceiro e último encontro provincial nessa missão, e foi muito bom revermos amigos que fizemos nos encontros anteriores e também conhecermos os novos casais que assumem agora. Esses três dias de convivência foram recheados de motivação, animação e comunhão, mas também seriedade, compromisso e esperança em um ano melhor ainda pela frente.
O tema, o lema e as orientações para 2017, que serão apresentados para os novos CRE e Casais Ligação nos EACREs, são maravilhosos, e nos mostram como o nosso movimento está totalmente atualizado e em sintonia com nossa igreja e com as necessidades de nossas famílias, nos dando fôlego renovado para trabalhar ainda mais empenhados em aderir e fazer a vontade de Deus.
Obrigado Senhor, por nos mostrar a cada momento que está conosco na missão. Nossa confiança é em Ti, que renova nossas forças e nos sustenta no caminho para que se faça o que é importante: "importa que Ele cresça e que eu diminua".
Monica e André
CRS Piabetá
Região RIO II
Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 08/11/2016
"Conhecemos a importância que Padre Caffarel atribuía à oração. Consagrou toda a sua vida a ela. Ensinou-nos a aproximar-nos dela com amor. Sempre enfatizou a necessidade desse encontro com o Senhor.
Foi esta atenção para com a oração que o levou a entregar a direção do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, para consagrar totalmente seus últimos anos a este tempo tão forte e fundamental da vida cristã, em Troussures.
Aprender a orar, saber orar, fazer de nossa vida uma oração, aí está com certeza um objetivo para o nosso crescimento. Pois sabemos que é ali, nesse momento de encontro misterioso e intenso com o Senhor, que nossa fé acontece.
Há um aspecto que Padre Caffarel pôs em evidência numa de suas cartas, que permite dar-se um sentido renovado à oração e de aproximar-se de Deus com uma confiança toda especial. 'Você é esperado por Deus!', lembrava-nos Pe. Caffarel. Sabemos que Deus nos espera a cada momento. A cada momento de nossa vida, Deus nos espera, a cada momento de nosso dia. Essa certeza deve acompanharnos permanentemente e deve nos levar a viver nossos momentos de oração com mais simplicidade e mais alegria.
Como não ir com serenidade ao encontro d'Aquele que nos espera com paciência, com tranqüilidade, com serenidade? Como não estarmos prontos para Lhe falar, para Lhe desvendar e para Lhe confiar todo o nosso ser? Ele está aí, esperando, simplesmente para nos acolher com amor.
Nossa 'vida' se desenrola na 'espera', na esperança e na fé de que aquilo que esperamos em nossos projetos vai se realizar. A fé também é uma grande espera, espera do Senhor e de seu Reino que vem. Jesus, em sua vida humana, preencheu continuamente a espera dos outros: Ele devolveu a esperança, fez renascer a confiança, curou as feridas, amou. Padre Caffarel nos lembra: 'Você é esperado por Deus. Ele está aí para lhe dar nova esperança, para lhe dar confiança, para curar suas feridas, para preencher seus vazios.'
E a oração torna-se vida.
Maria Carla e Carlo Volpini
CR ERI 2006-2012"
Este é, na íntegra, o artigo "A MENSAGEM DE PADRE CAFFAREL SOBRE A ORAÇÃO", da Carta Mensal 485 de novembro/2015, para nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.
terça-feira, 18 de outubro de 2016
Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 18/10/2016
"• Bem-aventurados os casais que fielmente fazem a ESCUTA DA PALAVRA de Deus, porque serão alimentados, iluminados e fortalecidos no Espírito.
• Bem-aventurados os casais que fazem da MEDITAÇÃO da Palavra de Deus uma prática diária em suas vidas porque, meditando e esperando no Senhor, podem compreender e discernir o que Deus lhes fala ao coração.
• Bem-aventurados esposa e esposo que fazem a ORAÇÃO CONJUGAL todos os dias, porque serão conduzidos a uma vida de maior comunhão e auxílio mútuo.
• Bem-aventurados os cônjuges que se esforçam a assumirem uma REGRA DE VIDA pessoal, conjugal e familiar, porque irão progredir no crescimento espiritual e humano para serem melhores e mais santos.
• Bem-aventurados marido e mulher que, ao fazerem o DEVER DE SENTAR-SE, aceitam com bondade e caridade as necessidades do outro porque, inspirados pelo Espírito Santo, saem fortalecidos na fé e no amor.
• Bem-aventurados os casais que a cada ano fazem um RETIRO espiritual, porque é um tempo para refletir sobre suas vidas na presença de Deus.
Angela e Aglalberto
Eq.75H - N. S. da Confiança
Fortaleza-CE"
Este é, na íntegra, o artigo " AS BEM-AVENTURANÇAS
DOS PCE's", da Carta Mensal 485 de novembro/2014, para a nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.
sexta-feira, 14 de outubro de 2016
Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 14/10/2016
"Escutar é mais que ouvir. Ouvir não compromete. Escutar exige atenção, conhecimento, compromisso. Escutar a Palavra de Deus exige mais ainda. Ele nos fala através de muitas coisas mas, principalmente, através da Sua Palavra. Escutar a Palavra é alimentar-se de Cristo, é sustento para a caminhada diária. 'Deus seja o primeiro a ser buscado, o primeiro a ser amado, o primeiro a ser servido.' Pe. Caffarel."
Este é um trecho do artigo "ESCUTA DA PALAVRA"', da Carta Mensal 485 de novembro/2014, para a nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.
quinta-feira, 13 de outubro de 2016
Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 13/11/2016
"– Onde e como os leigos exercem sua missão? Os leigos são a presença da Igreja no coração do mundo e a presença do mundo no coração da Igreja. É lá que vivem, amam, praticam suas virtudes, atualizam o Evangelho, fazem Cristo presente. Compete a eles evangelizar a família, a política, o mundo dos negócios, o campo de educação e da cultura, a sociedade em geral.
O mundo – seus trabalhos, exigências, desafios e problemas – não é obstáculo, mas o ambiente e o meio pelo qual os leigos vivem sua vocação. Fiéis à sua missão, eles são chamados por Deus a contribuir como fermento para a santificação do mundo. Isso é possível porque o Espírito Santo os santifica, dando-lhes o poder e a energia suficiente para alcançar este fim.
– Os leigos são chamados à santidade. Todos são chamados à santidade (1Pd 1,15). Santidade que está radicada no Sacramento do Batismo e é alimentada pela Eucaristia. Sua vida segundo o Espírito leva-os à imitação e ao seguimento de Jesus; eles acolhem e põem em prática as bem-aventuranças, escutam e meditam a Palavra de Deus, têm participação ativa e consciente na Liturgia e nos Sacramentos, têm vida de oração pessoal, conjugal e familiar. Têm fome de justiça, praticam um amor universal em todas as circunstâncias e prestam seu serviço aos irmãos, especialmente aos pequeninos, pobres e sofridos.
Se cada batizado, cada leigo, fosse consciente de sua dignidade, importância e status na Igreja – sabendo que não são apenas cristãos, mas se tornam Cristo – como o mundo seria diferente! Melhor!"
Este é um trecho do artigo "A MISSÃO E A ESPIRITUALIDADE DOS LEIGOS", da Carta Mensal 485 de novembro/2014, para nosso auxílio e reflexão na vivência diária dos PCE.
terça-feira, 11 de outubro de 2016
Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 11/10/2016
"O Papa Francisco, em seu livro 'A Igreja da Misericórdia', convida: 'Somos chamados a ser verdadeiros dialogantes, a agir na construção da paz, e não como intermediários, mas como mediadores autênticos... Cada um de nós é chamado a ser um artífice da paz, unindo e não dividindo, extinguindo o ódio em vez de conservá-lo, abrindo caminhos de diálogo em vez de erguer novos muros! Dialogar, encontrar-se para instaurar no mundo a cultura do diálogo, a cultura do encontro'.
Reunidos em nome de Cristo, a Equipe nos impulsiona a um esforço constante para eliminar palavras e juízos que podemos fazer uns dos outros, que dificultem o relacionamento. Nas reuniões mensais realizadas com a presença do Espírito Santo, estabelece-se um diálogo orante em que cada um, de maneira mais profunda, procura manifestar a sua fé e dar respostas ao que Jesus nos pede, apresentando-a com a maior transparência possível (oração e partilha).
O diálogo permite adquirir maior conhecimento do outro e formar opinião correta. Favorece a maior colaboração entre as diversas necessidades para o bem comum (auxílio mútuo).
Ao examinar com clareza a nossa fidelidade em relação à vontade de Cristo sobre a equipe, todos se dispõem a prosseguir com maior esforço de si mesmo e do casal (regra de vida).
Tudo isso praticado com prudência e paciência pelos casais sob a vigilância do Sacerdote, que contribui enormemente para o bem da equidade e da verdade, da concórdia e da colaboração fraterna (co-participação).
Dessa forma, os obstáculos que impedem a perfeita comunhão vão sendo aos poucos superados.
As Equipes de Nossa Senhora esperam e acreditam conservar a unidade no que é necessário, mas é indispensável que se mantenha a liberdade de acordo com a necessidade de cada um na forma de viver a espiritualidade conjugal. Mas, sobretudo, que se cultive a caridade, pois só assim se manifesta em nossos dias o ecumenismo nas Equipes. 'As novas formas de pregação da palavra de Deus, de catequese, de apostolado dos leigos e da vida religiosa, a espiritualidade conjugal e a renovação da doutrina e na atividade social da Igreja, são o penhor e a esperança de grandes progressos no ecumenismo'.
Seguindo os passos de Nossa Senhora, as Equipes têm consciência de ser acolhedoras e cuidadoras dos homens.
Que a Virgem Maria nos ajude a ter um coração sábio, dócil, humilde, firme e disposto a seguir com amor e fidelidade os ensinamentos de seu Filho!"
Este é um trecho do artigo " O ECUMENISMO E AS EQUIPES DE NOSSA SENHORA", da Carta Mensal 485 de novembro de 2014, para nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.