quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 13/11/2016

"– Onde e como os leigos exercem sua missão? Os leigos são a presença da Igreja no coração do mundo e a presença do mundo no coração da Igreja. É lá que vivem, amam, praticam suas virtudes, atualizam o Evangelho, fazem Cristo presente. Compete a eles evangelizar a família, a política, o mundo dos negócios, o campo de educação e da cultura, a sociedade em geral.

O mundo – seus trabalhos, exigências, desafios e problemas – não é obstáculo, mas o ambiente e o meio pelo qual os leigos vivem sua vocação. Fiéis à sua missão, eles são chamados por Deus a contribuir como fermento para a santificação do mundo. Isso é possível porque o Espírito Santo os santifica, dando-lhes o poder e a energia suficiente para alcançar este fim.

– Os leigos são chamados à santidade. Todos são chamados à santidade (1Pd 1,15). Santidade que está radicada no Sacramento do Batismo e é alimentada pela Eucaristia. Sua vida segundo o Espírito leva-os à imitação e ao seguimento de Jesus; eles acolhem e põem em prática as bem-aventuranças, escutam e meditam a Palavra de Deus, têm participação ativa e consciente na Liturgia e nos Sacramentos, têm vida de oração pessoal, conjugal e familiar. Têm fome de justiça, praticam um amor universal em todas as circunstâncias e prestam seu serviço aos irmãos, especialmente aos pequeninos, pobres e sofridos.

Se cada batizado, cada leigo, fosse consciente de sua dignidade, importância e status na Igreja – sabendo que não são apenas cristãos, mas se tornam Cristo – como o mundo seria diferente! Melhor!"

Este é um trecho do artigo "A MISSÃO E A ESPIRITUALIDADE DOS LEIGOS", da Carta Mensal 485 de novembro/2014, para nosso auxílio e reflexão na vivência diária dos PCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário