sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

A nossa confiança está em Deus, é Ele quem nos ensina a verdade

Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, o Santo de Israel: "eu sou o Senhor teu Deus, que te dá lições salutares, que te conduz pelo caminho que deves seguir. (Isaías 48, 17)

Se dependermos de nossas próprias forças ou acharmos que temos capacidade para nos corrigir sem o auxílio de Deus, corremos sério risco de vivermos um ciclo vicioso de altos e baixos em relação a um mesmo tema, sem verdadeiro progresso.

Já chegou um tempo em minha vida que fiz tantas promessas, tantos propósitos e planos que não consegui cumprir, que passei a desconfiar de mim mesmo, e isso é horrível.

Pior do que isso é tentar justificar ou minimizar um problema para justamente permanecer na mesma situação. Isso é pior ainda pois, além de tirar nossa própria credibilidade, abala também a nossa fé, nos afastando de Deus.

Um exemplo claro disso poderia ser a leitura deste trecho do Evangelho de hoje:

O Filho do Homem vem, come e bebe, e dizem: 'É um comilão e beberrão, amigo dos publicanos e dos devassos'. Mas a sabedoria foi justificada por seus filhos. (São Mateus 11, 19).

Se eu estiver no vício da bebida e da gula, e ainda não tiver forças para admitir isto e querer mudar, é fácil usar desta palavra para me afundar ainda mais no erro. Só que não é de comida nem de bebida que está palavra trata diretamente, mas sim da hipocrisia daqueles que falam dos outros, criticando por interesses próprios, sem nenhuma intenção de ajudar ou compreender o que se passa e conhecer a verdade.

Qualquer vício é muito complicado e difícil demais de largar (muitas vezes é difícil até mesmo sabermos que temos certos vícios). Para quem padece de algum vício (incluindo aqui a hipocrisia, a inveja, o egoísmo, a zombaria, a maledicência, a soberba...) , é difícil aceitar que outra pessoa se libertou e se alegrar com isso, e muitas vezes há o afastamento e a depreciação do irmão sem razão.

Só clamando pelo auxílio do Senhor e confiando em seus ensinamentos é que podemos ver progresso no caminho, e cada passo que damos adiante, ao invés de sentir cansaço, nos animamos mais em continuar a caminhada. E o Senhor se alegra quando esse caminhar é na companhia de irmãos.

Feliz é todo aquele que não anda
conforme os conselhos dos perversos;
que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar. (Salmo 1, 1-2)

Este trecho do salmo não significa ficar só. É no convívio com todos os irmãos, principalmente com aqueles que se abrem à verdade, procuram fazer a vontade de Deus e praticam o encontro e comunhão com Cristo, que temos mais força, pois encontramos o grande recurso da ajuda mútua, onde Deus fala diretamente conosco através dos outros.

Fazer parte da nossa Igreja Católica (ser Igreja) é maravilhoso. E quando encontramos um serviço ou movimento onde podemos nos dedicar verdadeiramente como as pastorais,  as Equipes de Nossa Senhora, o Cursilho de Cristandade, o Acampamento, o ECC, etc; devemos nos alegrar muito, pois estamos no caminho certo.

Mas há também um alerta a ser feito: não podemos ser incoerentes e ficarmos com um pé em cada caminho (pecado x santidade); devemos enfraquecer um para que se apague e firmarmos os pés no outro. Ou ainda, não podemos viver a caminhada sem fé, ânimo, perseverança, caridade e amor; sob o risco de não darmos um passo a frente.

O esforço contínuo é para aumentar cada vez mais a fé que é motriz para renunciarmos diversas coisas que, apesar de poder dar prazer momentâneo, nos afastam de Deus e nos levam à perdição. Neste ponto, também, o olhar para o outro é para que possamos estender nossas mãos e nos fazermos mais fortes na caminhada (não devemos nos escandalizar ou desanimar com algo de errado que vemos no irmão).

A nossa confiança está em Deus, e os Seus ensinamentos são sinais de amor de Pai que zela por seus filhos. Alegremo-nos no Senhor!

Nossa Senhora da Luz, rogai por nós!

André da Mônica
Equipe 7 - NS da Luz
Setor Piabetá - Região Rio II
Província Leste - Super Região Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário