"O Dever de Sentar-se é um momento passado calmamente, juntos, cada mês, para dialogar sobre as dificuldades e para construir o próprio lar, sob o olhar de Deus e com Sua ajuda.
*Você e Eu*
Vida pessoal de cada um - conversar sobre a Regra de Vida - o que de bom você acha do outro (dons do Espírito) - não estamos sendo o casal do "eu sozinho"?
*Vida a Dois*
Nossas relações afetivas (relativas aos gestos de amor), carnal e espiritual; às vezes estamos tornando-nos agressivos e não percebemos. Procuramos viver aquela frase "o importante não é ter razão, é amar"?
*Nós e os Filhos*
Aquele filho não está precisando de uma atenção especial? E a vida espiritual dos filhos como vai? Temos nos preocupado com isso? E nos estudos, como vão? Temos procurado ajudá-los sem superprotegê-los? Fazemos com que sintam que o problema dos estudos é problemas deles e não nosso? Ensinamos a eles o sentido do outro?
*Nós e os Outros*
Os amigos... os colegas de serviço... na profissão... em casa... com os empregados... Deixei de visitar alguém doente a quem ajudaria com a minha visita...? Algum irmão necessitado..irmãos... pais... algum pobre... ajudamos os outros por amor ou por ostentação? (exame de consciência).
*Nós e a Equipe*
Faltamos com o auxílio mútuo? Procurei ajudar o Casal Responsável ou ofereci a ele o meu auxílio? Como vão os irmãos de equipe? Colocar no Dever de Sentar-se a figura de cada casal e procurar identificar as necessidades de cada um. A nossa participação na equipe tem permitido que cada um seja o que na verdade é? Temos feito todo o empenho para levar os nossos irmãos a acreditar que só através da crença de que Cristo está presente em nossas reuniões é que nossa equipe será uma equipe de peregrinos?
*Nós e a vida no seu conjunto*
Programar férias... preparar o Natal... a Quaresma... a nossa situação financeira... Procuramos viver o cotidiano como uma celebração?"
...
Esta é a primeira parte do artigo "DEVER DE SENTAR-SE", da Carta Mensal 484 de outubro/2014, para a nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.
Neste artigo da CM eu colocaria também que o Dever de Sentar nos permite conversarmos a três sobre nossas alegrias, sonhos, planos e esperanças.
Jesus, junto de nós, quer nos ouvir pacientemente, com a alegria de ver que queremos partilhar nossa vida com Ele... Eu quero isso para a minha vida! E você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário