" • Os PCEs como caminho da santidade: A grande tarefa para os esposos cristãos é, primeiramente, tomar consciência de que o 'mandamento novo' lhes diz respeito e, depois, trabalhar para converter o seu amor conjugal em caridade conjugal.
• Que nos deis vida e que habiteis entre nós: A Eucaristia tem um lugar central na vida cristã, mas não deve estar isolada dos outros elementos dessa vida cristã, alguns dos quais preparam-lhe o terreno, outros são a sua frutificação. Contentar-me-ei em mencionar três deles, de insubstituível importância: a cultura da fé, notadamente por um contato habitual com a Palavra de Deus; a oração - quero aqui falar da oração mental que alguns designam por meditação ou oração interior; e o amor ao próximo, um amor ao mesmo tempo vivo e eficaz.
• Em cada um de nossos lares: O sacramento do Matrimônio não é caminho para Deus a menos que o casal recorra regularmente às energias espirituais que ele contém. Para isso um dos grandes meios é a Oração Conjugal. Seja qual for sua forma ou fórmula, ela faz com que os esposos se voltem para a fonte de seu amor, que é Deus, para lhe pedir ajuda. Ela relembra ao Cristo o compromisso que ele assumiu quando, pelo 'SIM' do sacramento, deu esses dois filhos seus um ao outro."
Este é um trecho do artigo "PADRE CAFFAREL: PROFETA PARA O NOSSO TEMPO", da Carta Mensal 484 de outubro/2014, para a nossa reflexão e auxílio na vivência diária dos PCE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário