sexta-feira, 4 de maio de 2018

O essencial na acolhida

Quando há o recompletamento em uma equipe, quando uma nova equipe se forma em nosso setor, quando temos novos casais em nosso movimento, devemos todos nos perguntar: o que é essencial?

As Equipes de Nossa Senhora possuem uma estrutura fantástica de passagem de conhecimento que trabalha, no tempo certo, com a capacidade de absorção de cada pessoa. Temos nas ENS a Experiência Comunitária (pré equipe), a pilotagem, os encontros e formações, a convivência, o retiro, as reuniões formais e informais e todo o universo de maravilhas ao nosso dispor, onde podemos aprender o tempo todo.

Muito se fala em equipe de gradualidade, e realmente é algo importantíssimo a ser entendido o quanto antes. Mesmo com toda esta estrutura das ENS, não podemos exigir que todos estejam no mesmo nível de conhecimento, espiritualidade ou maturidade. Cada pessoa tem o seu jeito próprio de entender e viver as coisas, e por isso o essencial, principalmente no acolhimento a novos casais - mas também durante a vida toda como equipistas -, está bem claro nas palavras dAquele que nos reúne: 17 "O que vos mando é que vos ameis uns aos outros" (João 15, 17).

Mas a gradualidade não pode ser confundida e transformada em falta de esforço de nossa parte. Jesus nos dá uma ordem. Ele não faz um pedido, pois sabe que não é fácil de ser atendido. Na acolhida aos novos casais, temos que compreender que as coisas agora serão diferentes (não há mais como ser o mesmo, mas sempre pode ser melhor); e as mudanças trazem as vezes receios, surpresas (agradáveis ou não), desafios, dificuldades, alegrias, tristezas... Mas essas mudanças também são uma oportunidade de realizar o que Cristo nos ordena em primeiro lugar e, a partir daí, dar atenção, pacientemente, ao que ainda nos falta.

É preciso também abrir mão de algumas coisas. Será que já é o tempo de uma correção fraterna, ou ainda é muito cedo para isso? Será que não podemos mudar esse dia de nossa reunião? Será que este momento da reunião, que não faz parte dos cinco pontos fundamentais, não poderia ser retirado para termos uma reunião no tempo adequado? Será que eu não poderia ouvir mais agora do que falar? Será que não é hora de abrir mais o coração para o que o outro precisa no momento?

Há vários outros questionamentos que podem ser feitos de acordo com as necessidades que vão surgindo. O Espírito Santo é quem nos dá sabedoria e discernimento para entendermos quando e o que devemos fazer: 28 Com efeito, pareceu bem ao Espírito e a nós não vos impor outro peso além do seguinte indispensável [...] 30 Tendo-se despedido, a delegação dirigiu-se a Antioquia. Ali reuniram a assembléia e entregaram a carta. 31 À sua leitura, todos se alegraram com o estímulo que ela trazia (Atos 15, 28;30;31).

Com o passar do tempo e a convivência, com a ação de Nosso Senhor Jesus Cristo em nosso meio e a intercessão de Nossa Senhora a nosso favor, naturalmente tudo vai se encaixando e nos conduzindo à santidade.

Especialmente aos novos casais equipistas, mas não somente a estes, Jesus Cristo também tem uma outra mensagem do que é essencial: 16 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda. (João 15,16). Portanto não tenhamos medo de viver plenamente este chamado para fazer parte das Equipes de Nossa Senhora. Fortaleza, fé e perseverança... Olhemos primeiramente para Cristo que nos ordena também: "Vem e Segue-Me"

Mônica e André
Equipe 7 - NS da Luz
Setor Piabetá - Região Rio II
Província Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário