segunda-feira, 14 de maio de 2018

"Que outro receba o seu cargo" - Recompletar é preciso

Existem coisas que vão se completando ao longo do caminho, até mesmo com uma perda; e há outras que são completas e em determinado momento deixam de ser. O que nos revela esta diferença é o discernimento por meio do Espírito Santo de Deus. "Pois está escrito no livro dos Salmos: 'Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais: Que outro receba o seu cargo' (Atos 1, 20)".

Não é sem muito discernimento que nas Equipes de Nossa Senhora foi estabelecido que, salvo raríssimas exceções, uma equipe precisa ter não menos que cinco e não mais que sete casais para permanecer viva no movimento. Como casais participantes ativamente das ENS, é sempre bom pensarmos nas decisões que foram tomadas em favor de todos, para compreendermos melhor porque e como as coisas acontecem; e, antes de qualquer ideia de mudança de nossa parte, buscarmos intensamente atender às coisas estabelecidas de coração aberto e pronto a cumprir o mandamento maior que trás o bom discernimento.

Ora, olhando a realidade de nossas equipes de base, podemos muitas vezes achar que esta folga que nos dá esta margem entre 5 e 7 casais, é uma tranquilidade muito grande quando nossa equipe fica com menos de 7 casais. Realmente pode ser, mas depende muito das circunstâncias e do tipo de "tranquilo" à qual nos referimos.

Há inúmeros motivos que levam um casal a não poder ou não querer mais fazer parte de uma equipe, mas uma equipe jamais pode se sentir confortável em permanecer com 6 ou 5 casais, se fechando para a graça da novidade mútua, do acolhimento, do aprendizado, da oportunidade de crescimento e do amor.

É uma atitude de egoísmo acharmos que ninguém "serve" para nossa equipe. Também é egoísmo traçarmos perfis adequados e começarmos a medir as pessoas pelo que achamos que se enquadra ou não em nossa equipe; afinal, se olharmos direitinho, saberemos que não é realmente nossa escolha, pois o próprio Jesus nos diz: "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda" (João 15, 16).

A certeza que precisamos ter é que, apesar da possibilidade de uma equipe permanecer com menos de sete casais, ela, assim, não está completa. E nosso coração estará sempre tranquilo se, com o auxílio dAquele que nos reúne, estivermos sempre atentos, vigilantes e empenhados em tornar nossa equipe novamente completa.

As características atuais da nossa equipe deixam de ter tanta importância se enxergarmos nela a fonte primária que nos encanta e nos faz permanecermos perseverantes no caminho: "O que vos mando é que vos ameis uns aos outros" (João 15, 17).

Se conseguimos ver que para dentro da equipe conseguimos responder a este chamado de amor, então, com certeza, nossa resposta ao recompletamento também já estará pronta, pois não conseguimos reter o amor, ele naturalmente se espalha e atrai aquilo que nos falta, seja por necessidade própria ou não.

Às equipes que passam por longo período sem estarem completas, Deus pede sempre esta primeira resposta para dentro. Ao nos fortalecermos no amor e na ajuda mútua entre os casais, nos surpreenderemos maravilhosamente com a providência de Deus, não importa o tempo que demore, pois virá na perfeição do que Ele quer para nós.

Deus abençoe abundantemente cada casal equipista. Que sintamos em nossos corações o ardor pelo acolhimento e estejamos sempre prontos a amar mais. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo! Amém.

Mônica e André
Equipe 7 - NS da Luz
Setor Piabetá - Região Rio II
Província Leste

Um comentário:

  1. Uma equipe com 4 casais e duas viúvas, pode colocar mais dois casais na equipe?

    ResponderExcluir