terça-feira, 2 de maio de 2017

EXEMPLOS DE IGREJA DOMÉSTICA

(No EACRE 84, em Marilia)

Convidados para a coordenação de um grupo de trabalho, jamais imaginávamos que teríamos o privilégio de nos reunir com casais imbuídos de tanta vontade de acertar de viver realmente, a mística do Movimento, fazendo de suas casas uma verdadeira pequena Igreja - casais que tinham 2, 3, 4, 7, 10 e 18 anos de vivência equipista, e todos engajados em vários tipos de apostolado. 

Ouvimos, maravilhados, os depoimentos de um casal de Assis, cujo filho de apenas 22 anos de idade, bancário e estudante de direito em São Paulo, faleceu repentinamente. Foi esse filho um exemplo de santidade. Atuante no T.L.C., na Pastoral dos Universitários e dos flagelados, de vivência espiritual fora do comum, deixou em sua agenda e em sua pequena Bíblia mensagens e observações como estas: "Onde estou, Ele está comigo! Quero ser um soldado de Cristo!"; "Por que dedico tanto minha vida a Cristo? Bem, é porque eu gosto tanto dela que já estou 'investindo' em uma outra, que será eterna. E você?" 

Outro casal, antes mesmo de entrar para as Equipes, já fazia com seus quatro filhos (21, 18, 16 e 8 anos) um dever de sentar-se. Já o fizeram mais de uma centena de vezes e é tudo registrado em ata por um deles. Também fazem orações pessoais e ascese. 

Contou-nos outro casal ainda que um dos seus filhos, extremamente religioso e atuante, decorou seu dormitório com imagens e pensamentos bíblicos. 

Dava para perceber que havia nos lares desses companheirosbum clima de amor, de abertura, de verdadeira Igreja doméstica. Dos oito casais pertencentes ao grupo por nós coordenado, todos estavam engajados nos Movimentos da Igreja: E.C.C., Coselho Paroquial, Cursilho, Sociedade São Vicente de Paulo, Curso de Noivos, de Namorados, Catequese, Promoção Social, Equipe Vocacional, etc. 

Finalizamos com o texto de São Lucas: "Felizes aqueles servos que o Senhor, em seu regresso, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo, se cingirá e os fará sentar-se à mesa e, passando diante deles, os servirá." (Lc. 12, 37). 

Eunice e Flávio 
Equipe 3 de Marília

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1985-4) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 02/05/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário