quinta-feira, 4 de maio de 2017

Vida de Equipe - o errado, o certo e o Melhor

O mês de abril foi intenso para todos nós a serviço do setor de Piabetá. Com a preparação para o Mutirão, tivemos um desafio a vencer para realizarmos o novo formato proposto, com várias reuniões de estudo, organização, ajuda e dedicação.

Um dos temas escolhidos foi "Vida de Equipe", baseado no 5° capítulo do "Vem e Segue-me", com foco na reunião formal, e valorizando os seus cinco pontos. Surgiu a ideia de se fazer um teatro no início do desenvolvimento do tema, para se mostrar um casal que, no dia da reunião, não tivesse feito nenhuma preparação, mesmo sendo o animador, e com isso demonstrasse o jeito errado sobre esse assunto.

O tema ficou com o Casal Cida e Adilson precisávamos​ dar um exemplo também​ de algo feito com perfeição; sendo assim o casal foi inspirado a passar o clip da música Herói - Ministério Adoração e Vida (https://youtu.be/7w83Qn-Tlm8).

Mas faltava uma transição entre as duas visões, e aí o Espírito Santo voltou a soprar, inspirando Luciana e Adão, colaborando no tema, a escolherem uma frase perfeita para isso:"Há três maneiras de fazer as coisas: a maneira errada, a maneira certa e a maneira melhor". No início a frase não foi bem compreendida, afinal o "certo" já não seria o "melhor"? Mas bastou alguns minutos para que essa escolha, pelo Espírito Santo, se revelasse, falando muito sobre o tema...

Jesus Cristo, antes mesmo de chegar a sua hora de cumprir o seu "roteiro", não deixou de atender à sua mãe (mandai encher as talhas com água). Mesmo obediente à lei, não deixou de olhar uma necessidade maior (cura em dia de sábado)​. Mesmo tendo sofrimentos nesse "roteiro", como Isaías nos diz ("Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. Eles o humilharam e lhe negaram justiça"), não rejeitou nenhuma parte, nem acrescentou coisas desnecessárias, por amor e obediência ao Pai e amor e misericórdia por nós.

Se é possível fazer um paralelo dos exemplos de Jesus com o tema em questão, e na ousadia de buscar um maior entendimento sobre o mesmo, chegamos as seguintes conclusões:

Nunca é cedo demais para se viver bem as propostas do nosso movimento, ou para auxiliar os irmãos nesta vivência, e assim realizarmos o melhor; mas é preciso ficarmos atentos para não deixarmos passar o tempo certo e necessário, fazendo as coisas sem o zelo adequado;

Muito se falou no Mutirão sobre qual seria o tempo adequado para a reunião mensal, e nessa questão o bom senso deve prevalecer. Não é possível uma reunião que dura várias horas sem um propósito justo, mas também não é possível passar por cima de uma necessidade verdadeira de um casal que precisa de mais atenção, por exemplo -mesmo que estenda um pouco mais a reunião -, apenas para se cumprir um tempo ideal. Vivendo o Amor fraterno no auxílio mútuo, faremos o melhor, e nos educaremos cada vez mais para chegarmos ao tempo certo de cada reunião, e não um tempo pré estabelecido; o tempo precisa ser adequado para todos. Mas, para aqueles mais ansiosos por um tempo recomendado, podemos dizer que algo entre 2 e 3 horas é suficiente.

As cinco partes da reunião não são frutos do acaso. Foram conquistas pensadas e inspiradas por Deus para obtermos o melhor, de acordo com as necessidades comunitárias, do casal e do indivíduo. Se não chegamos ainda no melhor do que cada ponto pode nos oferecer, como podemos afirmar que não bastam? Devemos sempre valorizar a criatividade e as descobertas de cada pessoa, desde que isso não comprometa a mística da reunião formal.

"Nem mais, nem menos", foram palavras muito ouvidas no nosso Mutirão, e elas nos remetem sempre para a melhor, com a Graça de Deus.

Meu Senhor e meu Deus, obrigado pelas Maravilhas que fazes por nós. Que busquemos sempre a Sua vontade, e confiemos sempre na Sua providência, em nome de Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário