sábado, 17 de setembro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 17/09/2016

Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor (Sl 119,105)
"A fé nos diz que Deus está presente na vida, na natureza e na história (Sl 8,1-10; 19,2-7), já que tudo foi criado em Cristo e para Cristo (Cl 1,15-16). O Espírito de Deus opera em toda a humanidade (Sb 8,1), guiando-a até Cristo por diversos caminhos e dons (cf. Jo 14,2). Essa fé é dom de Deus, depende da graça, da ajuda do Espírito Santo. Não se fabrica, não se dá de presente, não se garante pelo simples fato de realizar práticas religiosas ou de ensinar isso ou aquilo. Mas ela pede uma colaboração humana, que assuma concretamente as atitudes e ensinamentos de Jesus. A Inteligência também participa do ato de fé, ajudando-nos a compreender o projeto de Deus. (DV 5). Assim, temos de escutar a Palavra de vida que Deus nos dirige a fim de poder proclamá-la (DV 1).
De modo especial, nós equipistas estamos em permanente contato com ela para melhor e fielmente vivermos os nossos PCEs. Faz parte da nossa caminhada. A Bíblia ajuda e ilumina tudo o que se faz na vida das Equipes. Os casais têm, pois, a importante missão de, na sua vida conjugal, a partir do seu testemunho, experiência concreta, fazê-la conhecida.
Sabemos que nos tempos atuais a religião em grande parte não é mais herança familiar, mas a missão de evangelizar nos impele a cultivar relações pessoais em clima de oração e docilidade ao Espírito. Que Jesus, Verbo do Pai, nos ajude a vivermos como comunidades vivas de casais, reflexos da sua Palavra e do seu amor."
Este é um trecho do artigo "Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor
(Sl 119,105)", da Carta Mensal 483, de setembro/2014, para a nossa reflexão e auxílio na busca pela vivência diária dos PCE.

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 16/09/2016

Nossa Senhora das Graças
"Palavra eterna do Pai, que escolhestes Maria como arca incorruptível para vossa morada, livrai-nos da corrupção do pecado. Redentor nosso, que fizestes da Imaculada Virgem Maria o tabernáculo puríssimo da vossa presença e o sacrário do Espírito Santo, fazei de nós templos vivos do vosso Espírito.
Reis dos reis, que quisestes ter vossa mãe convosco no céu em corpo e alma, fazei que aspiremos sempre aos bens do alto. Senhor do céu e da terra, que colocastes Maria como rainha à vossa direita, dai-nos a alegria de participar um dia com ela da mesma glória! Vós, que coroastes Maria como rainha do céu, fazeique nossos irmãos falecidos se alegrem eternamente em vosso reino, na companhia dos santos".
(da Líturgia das Horas)."
🙂 Esta é a Oração Litúrgica da Carta Mensal 482, de agosto/2014, para nossa reflexão e auxílio na busca pela vivência diária dos PCE.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 15/09/2016

Wi-Fi de Deus
"Participando do retiro esse ano, num momento de deserto, me veio no pensamento uma forma de comparar e ilustrar nossa sintonia com o Espírito Santo.
Num mundo de tanta tecnologia, onde as conexões são tão rápidas e presentes, temos que nos perguntar se assim como em nossos Iphones e smartphones que mantemos o WiFi sempre ligado, o plano de internet com navegação sem limites, com alta velocidade de download e upload, também mantemos as melhores configurações no nosso WiFi com o céu. Engraçado? Mas sim é isso mesmo. Hoje, quando estamos em nossas casas, temos o 'sinal' de WiFi que cobre todos os cômodos e então ficamos o tempo todo 'conectados'. E quando saímos e vamos a um shopping ou à casa de alguém, perguntamos: Qual é a senha do WiFi? E daí, em questão de segundos já estamos novamente 'conectados'. Pensemos então que Jesus tem o melhor sinal de WiFi do universo.
Suas ondas não têm limites de cobertura, a velocidade de Sua rede não tem Gigas que possam mensurar. Mas então, depende de nós configurar nosso 'aparelho espiritual' e ligarmos o WiFi de nosso espírito para entrarmos nas ondas do Reino de Deus e desfrutarmos das maravilhas dessa 'Rede'. E sabemos que para entrar na 'rede' do Reino, não precisamos de senha, por que afinal, Jesus deixa o 'sinal' aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana. Fica ainda mais interessante se pensarmos que se Deus não coloca 'senha' na sua rede, por que acontece de chegarmos numa cidade nova ou até mesmo numa outra equipe ou setor das ENS, e deparamos com grupos fechados com seus WiFi trancados e sem divulgação de senha? Sabe quando enxergamos uma situação assim? Quando uma equipe ou setor se fecha e não partilha de seus frutos e agem como vemos na internet, como 'comunidades fechadas' das redes sociais. Mas o fato é que nas 'redes sociais' do Reino de Deus, não deveria ter sinal fechado com senha. Deveria ser tão aberto quanto os sinais dos aeroportos que basta você chegar com seu smartphone que o sistema já lê a rede disponível e entra automaticamente. Mas os bloqueios não são colocados por Deus, mas pelos homens, com seus egoísmos, autossuficiências, centralizações etc.
Enfim, vamos configurar nossas 'SmartAlmas' para que todos os nossos WiFi sejam ligados e sincronizados com a 'Web Reino de Deus' e assim possamos ter a maior velocidade de Downloads de graças e uploads de frutos e amor em resposta a Deus e aos irmãos. 
Júlio, da Sheil
Eq.05 - N. S. Auxiliadora
Pindamonhangaba-SP"
Este é, na íntegra o artigo "WIFI DE JESUS", da Carta Mensal 482, de agosto/2014, para a nossa reflexão e auxílio na busca da vivência diária dos PCE.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 14/09/2016

Casal em diálogo e feliz
"Quisemos saber o ponto de vista de alguém entendido no assunto e fomos entrevistar Prudêncio, um velho adepto do Dever de Sentar-se. Ele nos respondeu à sua maneira, ao mesmo tempo com gravidade e bom humor. Julieta, sua esposa, sorria ao escutá-lo: quantos fatos lhe lembravam aquelas declarações.
No Dever de Sentar-se se você não consegue expor seu pensamento ao outro, exprima este pensamento a Deus, diante do outro.
O Dever de Sentar-se é como um carro: este não sai em terceira. Precisa de tempo para ganhar velocidade. Calculem, pois, um bom tempo para tomar embalo.
Nosso mapa rodoviário a dois é o Evangelho. Suas normas devem ser reflexos. Sinal vermelho: perdoar! Sinal verde: sorrir! Se o outro não acompanha: diminuir a marcha. Se o outro para: ter paciência! O Dever de Sentar-se nos permite rever juntos nosso mapa de viagem. Fazer o Dever de Sentar-se é reativar em nós a graça do Sacramento do Matrimônio. É livrá-lo do peso do egoísmo que impede sua energia de irradiar e de nos transformar.
O Dever de Sentar-se é como um apartamento moderno que nos beneficia com iluminação direta e indireta. O Espírito Santo ilumina cada um interiormente, e este reflete sua luz sobre o cônjuge.
O Dever de Sentar-se é como uma viagem de avião. Ganha-se altura, não se fica mais preso às imperfeições do cônjuge não sendo mais possível confundir um ninho de cupim com uma montanha. Especialmente aos casais jovens: Não cessem de procurar este desconhecido que vive no seu cônjuge e que é o próprio Deus nele. Para esta procura, o Dever de Sentar-se é um meio privilegiado.
O Dever de Sentar-se é feito a três: o Senhor e nós dois. Só pode ser realizado sob o seu olhar. Platão já aconselhava: 'É para Deus que se precisa olhar. Ele é o melhor espelho das questões humanas, e é Nele que nós podemos ver e conhecer'. O espelho do casal é Cristo, o rosto humano de Deus.
(extraído do livro 'O Dever de Sentar-se – Diálogo Conjugal' – Edições Paulinas, 12ª ed. 1999)"
Este é, na íntegra, o artigo "OS CONSELHOS DE UM ENTENDIDO", da Carta Mensal 482, de agosto/2014, para a nossa reflexão e auxílio na busca da vivência diária dos PCE.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 13/09/2016

Redes Sociais
"5 da manhã….normalmente acordamos mais tarde, mas nesse dia Deus ligou um despertador digital e estávamos os dois sem sono….Levantar? Ler um livro? Caminhar? Entrar na rede???? No face??? O mundo nos oferece muitas opções. Tínhamos algumas questões para conversar, mas melhor deixar para uma outra hora…. melhor não…. Nessa hora entra em cena o Espírito Santo que está sempre muito acordado, a qualquer hora, e nos ilumina a fazer o DEVER DE SENTAR-SE. Mas às 5 da manhã? Por que não? A situação pedia um dever de sentar-se especial, o casal estava precisando…..

Então, vamos caprichar!!!!! Hora de investir no relacionamento. Afinal, somos equipistas!! Ou não? Coloco "MDR 16/06/2014" no You Tube e eis que surge nosso pároco tecnológico, Padre Rafael Casarin, com a sua reflexão diária, uma bênção em qualquer hora do dia. Hora de refletir…. Uma oração, pedidos, agradecimentos… uma conversinha ao pé do ouvido do Senhor…..

5 da manhã e tudo em pleno funcionamento. É tempo de agradecer ao inglês Tim Berners-Lee, que deu início a toda essa tecnologia. Www….

Então, por que não entrar no iTunes e escolher um som para o fundo dessa conversa que promete? Orquestra Albatroz, indicada pelo nossos amigos Pina e Irineu.Um fundo musical nos deixa mais inspirados… Mãos dadas e prontos para conversarmos, nós três,nós e Deus. Sim, ele presente, nos dando uma mãozinha para esse momento especial. Não é hora de cobrança, mas de colocarmos na MESA, ou melhor, na CAMA, todas as nossas dificuldades, anseios…… e vamos colocando…. e Deus quer nos falar alguma coisa, mas como????? Vou para o Google e coloco "Paz, ao invés de Sucesso", uma das nossas questões, e eis que surge um texto maravilhoso: "Os 10 mandamentos do casal". Nossa!!!! Deus falou rapidinho e da forma como estávamos precisando… moldado para o casal em busca de paz. Cada palavra batia no nosso coração…. mas Deus falando pelo Google? Acreditem, falou. Não só falou, como nos tocou!!!!! Bem, hora de incluir um texto que o nosso casal responsável - Vani e Alfredo, nos mandou, um texto motivando o nosso dever de sentar-se… questões feitas para nós…....... vocês querem saber se conversamos e oramos muito?????? Nossa!

Olhamos assustados para o relógio que marcava 8h10! Como pode? Nos superamos…… Começamos o dia maravilhosamente felizes e alimentados pela oração e por tudo o que vivenciamos nesse momento especial, algo que o Movimento nos oferece, mas que muitas vezes trocamos por um chá de erva cidreira, para dormir mais um pouquinho! Agradecemos a Deus por tudo que recebemos na hora certa, no momento certo. Um beijo e um café bem reforçado… e estamos novinhos em folha, prontos para recomeçar.
Amém!"

Este é um trecho do artigo "UM DEVER DE SENTAR-SE COM TECNOLOGIA E MUITO AMOR", da Carta Mensal 482, de agosto/2014, para nossa reflexão e auxílio para a vivência diária dos PCE.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 09/09/2016

Papa Francisco beijando os pés do próximo
"...a frase que o Pe. Flávio Cavalca costuma repetir: Se você não serve, não serve! E nos leva a meditar sobre a nossa disponibilidade para servir, vivendo a espiritualidade do nosso Movimento, que passa pela vivência dos PCE e, também, pela aceitação das missões confiadas a nós, por Deus, seja como equipistas, seja como responsáveis de equipe, de setor, de região, etc. É preciso deixar que a ficha caia de vez para que saibamos dizer, como Maria, o nosso sim.
Jesus disse: Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: Somos servos inúteis, fizemos apenas o que devíamos fazer (Lc 17, 10). Algumas pessoas, ao ouvir esta frase de Jesus, podem ficar um pouco desanimadas. Mas a novidade nela contida é que a nossa salvação é gratuita, um presente de Deus. São Paulo, em sua carta aos Romanos, nos diz que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei (Rm 3, 28); e, paradoxalmente, na mesma carta, nos fala que Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras (Rm 2,6). Porém, não receberemos a nossa salvação pelos nossos próprios méritos, e, sim, pela graça de Deus, pois foi Jesus quem morreu pela remissão dos nossos pecados. Somos justificados pela fé em Jesus Cristo, e esta fé, certamente, inclui as boas obras, como ouvimos de São Tiago: mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras (Tg 2,18). Nesse versículo do Evangelho, escrito por São Lucas (17,10), está contido também, um convite para darmos um passo além, para fazermos um pouco mais, e não apenas o que se deve fazer. Agindo assim, seremos generosos. Portanto, amemos sempre mais..."
Este é um trecho do artigo "SE VOCÊ NÃO SERVE, NÃO SERVE!", da Carta Mensal 482, de agosto/2014, para nossa reflexão e auxílio para a vivência diária dos PCE.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 07/09/2016

Jesus Cristo no Lava Pés
"O Sacramento do Matrimônio nos conduz ao coração do desígnio de Deus, conforme nos ensina o Papa Francisco que somos dois em um, numa só existência. E isto é muito belo! Numa aliança que representa aquela que Deus fez com seu povo. Para tal, Deus imprime em nós seus próprios traços e o caráter indelével de seu Amor.
Conhecedoras desta Verdade, as ENS se esforçam para realizar de modo orante os encontros periódicos de estudos, orientadores de todas as equipes do mundo, a partir da leitura de textos do Evangelho, de reflexões e meditações oportunas - conjugal e familiar. Estas atividades são as bênçãos que lapidam nosso Carisma da Espiritualidade Conjugal e com apoio dos aconselhamentos do Sacramento da Ordem, irmanados uns aos outros, vivemos a Mística da Ajuda Mútua e do Testemunho, como os Primeiros Cristãos, sob a proteção de Maria. Os cônjuges se empenham no esforço contínuo e persistente para meditar a Palavra, que ilumina o cuidado consigo e com o(s) outro(s) na caridade familiar, norteia o diálogo constante necessário ao autoconhecimento e leva à entrega confiante nas mãos do Oleiro."
...
"Para coroar o mês, a Reunião Mensal, o momento de Partilha e Celebração da Vida de Equipe, da comunhão dos Sacramentos da Ordem e Matrimônio, dos progressos conjugais, oriundos da graça de Deus, persistidos pelos PCE's que nos arrebatam da paralisia espiritual. Em nome de Cristo, reunimos em Equipe, compartilhamos a esperança de quem recolhe o trigo. Quanto ao joio, só o Senhor pode arrancá-lo... É preciso fazer como Maria: 'conservar no coração todas as coisas' (Lc. 2,51b)
E assim se constrói a liturgia do 'Vem e Segue-me' neste apostolado das ENS, fundado em 1939, por Pe. Henri Caffarel e quatro humildes casais franceses que reconheceram suas fraquezas, e a insuficiência de esforços isolados. Bem assim, como iniciou-nos, por inspiração divina, este jovem sacerdote: 'Façamos o caminho juntos.'"
Estes são dois trechos do artigo "O APOSTOLADO NAS ENS", da Carta Mensal 482, de agosto/2014, para a nossa reflexão sobre a vivência diária doa PCE.

Noite dos Pastéis com as Equipes de Nossa Senhora




Venha saborear deliciosos pastéis, feitos com muito carinho pelos casais das Equipes de Nossa Senhora. Traga a sua família e aproveite para ouvir uma boa música, ou leve os pastéis feitos na hora para sua casa.

Devido à grande procura, só estamos vendendo os convites antecipadamente. Procure um casal equipista conhecido, que ele terá convites para vender ou lhe dará a dica de como comprar.

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 06/09/2016

Espírito Santo de Deus em forma de pomba no céu


"Nas nossas reuniões formais poucas faltas acontecem. Vez por outra um membro do casal não pode comparecer: ou trabalho, ou doença, ou viagem, ou outro motivo justo. Acredito que nestes anos de equipe, somente um membro da equipe nunca faltou a uma reunião - o Espírito Santo. Ele nunca deixa de se fazer perceber. Às vezes de forma suave como a brisa, outras, de forma contundente, como o furacão. "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2 Cor 3,17)

É maravilhoso ver como Sua participação vem crescendo dentro dos encontros da equipe. À medida que vamos dando espaço, mais podemos viver esta bênção e usufruir de Seu convívio. Quando chegamos numa casa pequena, que se faz espaçosa para receber treze adultos mais algumas crianças e vemos o sofá fora do lugar, pensamos: o Espírito Santo já preparou tudo por aqui. Quando vemos um esposo, vencendo o orgulho e admitindo suas falhas perante toda equipe, pensamos: o Espírito Santo lhe deu coragem. Quando ouvimos do sacerdote uma reflexão sobre exatamente aquilo que estávamos precisando ouvir, pensamos: o Espírito Santo falou por ele. "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo." (1Cor12,4)

Na nossa equipe, nunca houve uma reunião ruim, justamente porque o Espírito sempre esteve por ali. Não digo que os encontros sempre foram harmônicos e alegres. Muito pelo contrário, já tivemos reuniões pesadas, tumultuadas e fervorosas discussões. Mas nenhuma desavença foi maior que a nossa fé e, por isso mesmo, nunca desistimos. Aprendemos a enxergar cada situação como aprendizado e cada irmão como igual, embora diferente. Pois, divergir de opinião sob o manto do Espírito é ter a oportunidade de dar e receber sem precisar ganhar o jogo. Além de ter a certeza de que mágoas não restarão. "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gl 5, 22) O Espírito Santo precisa de nós, ele age para nós, por meio dos irmãos.

Somos unidos uns aos outros por Ele. Sua presença só tem eficácia com nossa atitude. Assim como na vida, não devemos ficar passivos aguardando Deus agir. É preciso dar os passos necessários, sair da zona de conforto e se expor. Vencer a preguiça, a timidez, o orgulho, o cansaço e viver intensamente a reunião de equipe: refletir, partilhar e coparticipar. Saborear cada momento com a certeza que não estamos sós e não somos apenas um grupo de amigos. Estamos acompanhados do Espírito de Deus e com Ele podemos renovar todas as coisas. "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." (2 Tim 1,7)

Bia e Marcos
Eq.08B - N. S. Aparecida
Jaboatão dos Guararapes-PE"

Este é, na íntegra, o artigo "O ESPÍRITO SANTO NÃO FALTA À REUNIÃO", da Carta Mensal 482 de agosto/2014, para a nossa reflexão e auxílio para a vivência diária dos PCE.

Uma das reflexões que podemos fazer é: como o meu esforço diário em viver os PCE contribui para que todos tenham a fé verdadeira que é Cristo que nos reúne, mais evidentemente nas reuniões formais?

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 02/09/2016

Casamento Critão - Família prioridade de Deus
"...A maioria de nós tem consciência de que, sozinhos, torna-se difícil desenvolver uma espiritualidade conjugal, que nos leve a viver a plenitude de uma vida cristã, como casal, como família.
Apesar dos ventos contrários à proposta de santidade conjugal e familiar, vemos, com alegria, casais, cada vez mais jovens, procurando viver de forma intensa esse sacramento.
Caminhando à luz de Cristo, os cônjuges alcançarão um nível muito mais elevado de maturidade no amor divino. Eles se comprometem a fazer do Evangelho o 'Estatuto' de suas vidas de casal e de família, testemunhando a presença real do amor de Deus na Igreja e no mundo de hoje.
Percorrendo este caminho de vida espiritual em casal, os casais das ENS vão descobrindo, também, através do carisma e da mística do Movimento, pedagogia e método, que a fonte do amor cristão não está no homem. Está em Deus. Descobrem que Deus está na origem do amor, mas é também seu termo. O amor vem de Deus e vai para Deus..."
Este é um trecho do artigo "FAMÍLIA: PRIORIDADE DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA", da Carta Mensal 482 de agosto/2014, para a nossa reflexão e auxílio para a vivência diária dos PCE.