quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 07/09/2016

Jesus Cristo no Lava Pés
"O Sacramento do Matrimônio nos conduz ao coração do desígnio de Deus, conforme nos ensina o Papa Francisco que somos dois em um, numa só existência. E isto é muito belo! Numa aliança que representa aquela que Deus fez com seu povo. Para tal, Deus imprime em nós seus próprios traços e o caráter indelével de seu Amor.
Conhecedoras desta Verdade, as ENS se esforçam para realizar de modo orante os encontros periódicos de estudos, orientadores de todas as equipes do mundo, a partir da leitura de textos do Evangelho, de reflexões e meditações oportunas - conjugal e familiar. Estas atividades são as bênçãos que lapidam nosso Carisma da Espiritualidade Conjugal e com apoio dos aconselhamentos do Sacramento da Ordem, irmanados uns aos outros, vivemos a Mística da Ajuda Mútua e do Testemunho, como os Primeiros Cristãos, sob a proteção de Maria. Os cônjuges se empenham no esforço contínuo e persistente para meditar a Palavra, que ilumina o cuidado consigo e com o(s) outro(s) na caridade familiar, norteia o diálogo constante necessário ao autoconhecimento e leva à entrega confiante nas mãos do Oleiro."
...
"Para coroar o mês, a Reunião Mensal, o momento de Partilha e Celebração da Vida de Equipe, da comunhão dos Sacramentos da Ordem e Matrimônio, dos progressos conjugais, oriundos da graça de Deus, persistidos pelos PCE's que nos arrebatam da paralisia espiritual. Em nome de Cristo, reunimos em Equipe, compartilhamos a esperança de quem recolhe o trigo. Quanto ao joio, só o Senhor pode arrancá-lo... É preciso fazer como Maria: 'conservar no coração todas as coisas' (Lc. 2,51b)
E assim se constrói a liturgia do 'Vem e Segue-me' neste apostolado das ENS, fundado em 1939, por Pe. Henri Caffarel e quatro humildes casais franceses que reconheceram suas fraquezas, e a insuficiência de esforços isolados. Bem assim, como iniciou-nos, por inspiração divina, este jovem sacerdote: 'Façamos o caminho juntos.'"
Estes são dois trechos do artigo "O APOSTOLADO NAS ENS", da Carta Mensal 482, de agosto/2014, para a nossa reflexão sobre a vivência diária doa PCE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário