"Nas nossas reuniões formais poucas faltas acontecem. Vez por outra um membro do casal não pode comparecer: ou trabalho, ou doença, ou viagem, ou outro motivo justo. Acredito que nestes anos de equipe, somente um membro da equipe nunca faltou a uma reunião - o Espírito Santo. Ele nunca deixa de se fazer perceber. Às vezes de forma suave como a brisa, outras, de forma contundente, como o furacão. "Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2 Cor 3,17)
É maravilhoso ver como Sua participação vem crescendo dentro dos encontros da equipe. À medida que vamos dando espaço, mais podemos viver esta bênção e usufruir de Seu convívio. Quando chegamos numa casa pequena, que se faz espaçosa para receber treze adultos mais algumas crianças e vemos o sofá fora do lugar, pensamos: o Espírito Santo já preparou tudo por aqui. Quando vemos um esposo, vencendo o orgulho e admitindo suas falhas perante toda equipe, pensamos: o Espírito Santo lhe deu coragem. Quando ouvimos do sacerdote uma reflexão sobre exatamente aquilo que estávamos precisando ouvir, pensamos: o Espírito Santo falou por ele. "Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo." (1Cor12,4)
Na nossa equipe, nunca houve uma reunião ruim, justamente porque o Espírito sempre esteve por ali. Não digo que os encontros sempre foram harmônicos e alegres. Muito pelo contrário, já tivemos reuniões pesadas, tumultuadas e fervorosas discussões. Mas nenhuma desavença foi maior que a nossa fé e, por isso mesmo, nunca desistimos. Aprendemos a enxergar cada situação como aprendizado e cada irmão como igual, embora diferente. Pois, divergir de opinião sob o manto do Espírito é ter a oportunidade de dar e receber sem precisar ganhar o jogo. Além de ter a certeza de que mágoas não restarão. "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." (Gl 5, 22) O Espírito Santo precisa de nós, ele age para nós, por meio dos irmãos.
Somos unidos uns aos outros por Ele. Sua presença só tem eficácia com nossa atitude. Assim como na vida, não devemos ficar passivos aguardando Deus agir. É preciso dar os passos necessários, sair da zona de conforto e se expor. Vencer a preguiça, a timidez, o orgulho, o cansaço e viver intensamente a reunião de equipe: refletir, partilhar e coparticipar. Saborear cada momento com a certeza que não estamos sós e não somos apenas um grupo de amigos. Estamos acompanhados do Espírito de Deus e com Ele podemos renovar todas as coisas. "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação." (2 Tim 1,7)
Bia e Marcos
Eq.08B - N. S. Aparecida
Jaboatão dos Guararapes-PE"
Este é, na íntegra, o artigo "O ESPÍRITO SANTO NÃO FALTA À REUNIÃO", da Carta Mensal 482 de agosto/2014, para a nossa reflexão e auxílio para a vivência diária dos PCE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário