"...a frase que o Pe. Flávio Cavalca costuma repetir: Se você não serve, não serve! E nos leva a meditar sobre a nossa disponibilidade para servir, vivendo a espiritualidade do nosso Movimento, que passa pela vivência dos PCE e, também, pela aceitação das missões confiadas a nós, por Deus, seja como equipistas, seja como responsáveis de equipe, de setor, de região, etc. É preciso deixar que a ficha caia de vez para que saibamos dizer, como Maria, o nosso sim.
Jesus disse: Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: Somos servos inúteis, fizemos apenas o que devíamos fazer (Lc 17, 10). Algumas pessoas, ao ouvir esta frase de Jesus, podem ficar um pouco desanimadas. Mas a novidade nela contida é que a nossa salvação é gratuita, um presente de Deus. São Paulo, em sua carta aos Romanos, nos diz que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei (Rm 3, 28); e, paradoxalmente, na mesma carta, nos fala que Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras (Rm 2,6). Porém, não receberemos a nossa salvação pelos nossos próprios méritos, e, sim, pela graça de Deus, pois foi Jesus quem morreu pela remissão dos nossos pecados. Somos justificados pela fé em Jesus Cristo, e esta fé, certamente, inclui as boas obras, como ouvimos de São Tiago: mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras (Tg 2,18). Nesse versículo do Evangelho, escrito por São Lucas (17,10), está contido também, um convite para darmos um passo além, para fazermos um pouco mais, e não apenas o que se deve fazer. Agindo assim, seremos generosos. Portanto, amemos sempre mais..."
Este é um trecho do artigo "SE VOCÊ NÃO SERVE, NÃO SERVE!", da Carta Mensal 482, de agosto/2014, para nossa reflexão e auxílio para a vivência diária dos PCE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário