quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Tentação, provação e autoridade

Tentação, provação e autoridade

É complicado ouvir alguém dizer "vou sair das Equipes de Nossa Senhora", principalmente quando passo a conhecer os motivos, que, na maioria das vezes, não seriam suficientes sequer para pensar em desistir de coisas mais simples e fáceis de abandonar, quanto mais de algo tão sério quanto uma escolha de vida.
Não falo de pessoas que estão começando agora, descobrindo o sentido do chamado, nem tampouco das que param para refletir sobre o caminho que escolheram e, por meio de um chamado maior, ou de uma mudança significativa de vida, não podem continuar ou decidem seguir outro caminho.
Falo das pessoas que deixam facilmente sair de suas bocas, ou entrar em seus corações, algo tão incoerente e perturbador: pura tentação.
Por muito tempo fiquei pensando a respeito e, na busca em compreender melhor tal atitude, procurei confrontá-la com aspectos de vida, meios, circunstâncias e maturidade. Vi que muitas vezes tal atitude vem em tom de tristeza, mágoa, decepção, falta de fé, sentimento de incapacidade, etc. Mas quase sempre vem, em tom de ameaça; contra o cônjuge, contra a equipe, contra um outro casal, contra o setor, contra o movimento,  contra a própria igreja; mas dá para ver claramente que é uma ameaça contra a própria pessoa e carregada também de muitos dos primeiros sentimentos, que ela própria quer esconder ou não sabe lidar.
Mas aí podem me questionar - eu mesmo o fiz - isso sempre é provocado pela própria pessoa? Não terá aí uma "culpa" grande naqueles que sofrem a "ameaça"?
A resposta vem com outras perguntas que a própria pessoa deveria se fazer: afinal, não estamos juntos por isso mesmo, para lutarmos juntos para melhorar e nos ajudarmos a compreender e fazer a vontade de Deus? Não estamos sendo egoístas, pensando somente em nossas próprias vidas, e abandonando a missão que o Senhor nos confiou? Se pensamos em abandonar algo que ainda não vivemos plenamente, já não fizemos isso antes ou faremos de novo, perdendo as oportunidades que Deus põe em nosso caminho?
É comum se pensar na palavra provação como sinônimo de dificuldade de vida (saúde, relacionamento, perdas, etc). Mas existem também as provações que nos pegam no conforto, segurança e tranquilidade. Mas geralmente podemos chamar de provação a luta intensa contra as tentações que nos atacam, as vezes sem percebermos.
Um diálogo incrível que está na bíblia põe Jesus Cristo e Pedro em meu auxílio na busca em compreender tudo isso (Mateus 16, 16-24): Pedro é "exaltado" e "humilhado" à vista dos homens, porém escolhido e corrigido à vista de Deus. Jesus exerce sua autoridade quando faz a promessa (Tu és Pedro...), e também quando repreende a tentação pela qual Pedro foi dominado (Afasta-te de mim...).
Ai de muitos de nós passar por tal diálogo com Jesus, talvez abandonássemos tudo, inclusive a nós próprios naquele dia no qual Deus nos promete algo maravilhoso e muito maior do que podemos imaginar, e simplesmente não conseguimos compreender.
Confiemos sempre na autoridade Daquele que tem autoridade: nosso Senhor Jesus Cristo. Eis aqui um que vos fala, de quem Deus já resgatou de muitas tentações quando deixou que essa autoridade falasse mais alto que qualquer tentação. O caminho é longo, e muitas provações ainda podem vir. É necessário orar e vigiar, sossegar e buscar, compreender, acalmar, acreditar, se esforçar, vivenciar... Abrir o coração para essa confiança na autoridade de Deus. Tudo fica mais fácil quando temos a ajuda de outras pessoas que também querem esse equilíbrio no Senhor. O caminho não se vive sozinho e depende muito mais da vontade de Deus do que do nosso querer, mas este último tem que se manifestar sempre.
Queiramos juntos, sem abandonar as promessas. Confiemos que Deus trabalha conosco, buscando nossa cooperação em nosso próprio caminho para a Santidade.
Meu Senhor e meu Deus, eu confio em vós e na sua autoridade. Permita Senhor que eu possa viver sob o seu domínio, que me liberta para que eu seja verdadeiramente livre. Deus de bondade e misericórdia, Senhor de minha vida, eu te agradeço por todo o amor que demonstras em cada dia, o tempo todo. Perdoa as vezes que deixei que a tentação fosse mais forte e não soube passar pela provação. Tudo o que fazes, tudo o que És, é pura verdade e amor. Sob o Seu amparo quero viver, pois eu nada sou se não estou perto de Ti.
ENS Piabetá

Nenhum comentário:

Postar um comentário