terça-feira, 2 de agosto de 2016

Vivência dos Pontos Concretos de Esforço - 02/08/2016

Bom dia irmãos! A Paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja em cada coração.

Busquemos a vivência dos PCEs todos os dias. Segue, na íntegra, o artigo "REUNIÃO DE EQUIPE", da Carta Mensal 480 de maio/2014:

"Meditando em casal, na Carta aos Coríntios 12, 12, Paulo usa a simbologia do corpo que, sendo um, tem muitos membros e todos os membros formam o corpo. Ele faz essa comparação entre Cristo e os batizados. À luz desta Palavra, fizemos uma relação da Reunião de Equipe com os PCE. A Reunião de Equipe é o corpo, os PCE, os membros. Sendo assim, cada membro representa um PCE.

A cabeça é o Dever de Sentar-se, porque uma cabeça sã conduz o corpo com equilíbrio; e o Dever de Sentar-se é o Ponto Concreto que produz na vida do casal o equilíbrio emocional, a harmonia conjugal. O Dever de Sentar-se proporciona ao cônjuge dar-se a conhecer, pouco a pouco, um ao outro. Assim, o casal que realiza o Dever de Sentar-se vivencia o Encontro e a Comunhão entre o casal, e do casal com Cristo.

A Oração Conjugal está no pescoço, porque é o órgão que liga a cabeça com os demais membros do corpo. Ao vivenciar a Oração Conjugal, o casal sustenta-se na luz de Cristo, e esta luz irradia para o casal e, consequentemente, para os filhos e demais pessoas que convivem com este casal. Através da oração comum do casal unido pelo sacramento do Matrimônio, o casal entra em comunhão com Cristo. A Oração Conjugal é fonte de graça, é força para o casal em todos os momentos: quando assume serviços no Movimento, em pastorais e na vida profissional.

A Escuta da Palavra e a Meditação Diária ficam nos braços, porque, para Escutar a Palavra, o casal e/ou pessoa precisa fazer o esforço de abrir a Bíblia, folhear e, ao tomar esta atitude, está se comprometendo com Deus, dizendo sim à Palavra que Escuta e pondo-a em prática. Os braços são indispensáveis para a construção, para a ação, assim como a Escuta da Palavra e Meditação são importantes para a tranformação da vida do cristão que a escuta, medita e coloca-a em prática. Consequentemente esta atitude é que promove a busca assídua da vontade de Deus.

Nas pernas estão o Retiro e a Regra de Vida. Estes membros nos dão a oportunidade de ir e vir com liberdade, mas também dão sustentação ao corpo. O Retiro é um momento em que o casal equipista caminha até o deserto para encontrar com Jesus, e, neste encontro, faz uma revisão de vida. Nesta revisão, a Regra de Vida é usada como PCE, que produz na vida pessoal e do casal, transformação. Ao ir ao encontro com Deus, o casal/pessoa busca a verdade sobre si mesmo.

O corpo é a Reunião de Equipe. Se cada casal da Equipe tenta no dia a dia vivenciar os Pontos Concretos de Esforço, em casal e como pessoa, conforme a orientação do Movimento, os casais desta Equipe irradiam o amor de Cristo na Equipe, no Movimento e no Mundo.

No corpo, ou seja, na Reunião de Equipe, está o Coração. Este coração é Cristo, presença viva na Reunião, representado pelo Sacerdote Conselheiro Espiritual e os casais equipistas. 

Elizabete e Juvanildo
Eq.01A - N. S. do Rosário.
João Pessoa-PB"

Nenhum comentário:

Postar um comentário