segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A PARTILHA, UM OFERTÓRIO

Partilha significa dividir, repartir. Assim, quando o casal reparte com os irmãos a sua vida espiritual vivida durante o intervalo entre uma reunião e outra, o que faz é uma ablação, um ofertório, um oferecimento a Cristo, presta contas a Ele. Os outros casais part:cipam deste ofertório ajudando, buscando causas, removendo obstáculos, para que os objetivos propostos sejam conseguidos. 

Partilha é o momento de se fazer em público o exame de consciência do mês, de se agradecer a Deus o carinho e amor com que ajudou o casal a crescer na vida da graça, participando da amizade de Deus. 

Partilha é o momento de se louvar a Deus, por causa da Sua escolha, não da nossa, em pertencer a uma equipe, sendo que muitos dela não têm o privilégio de participar. "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi, para irdes e produzirdes fruto" (J o 15, 16). 

Partilha não é o momento das choramingas e das desculpas por causa disto ou daquilo, não é o momento mais rápido da reunião com os "sim" ou "não" ditos secamente, amorfos e sem vida, sem alma e sem amor. É o momento para dizer: "Meu Deus, como sois bom e amável, porque, com o auxílio de vossa graça, neste mês, consegui dar mais alguns passos, seguros ou pusilânimes, mas passos verdadeiros no caminho da santidade. Aceitai os meus progressos, falhas e retrocessos como um ofertório que não é só meu, mas de toda a minha equipe. Que eu seja fiel como a Virgem o foi. Amém!" 

Mons. Castanho 
Conselheiro Espiritual do Setor de Sorocaba

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1981-8)

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 20/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário