terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

REZE COM SEUS PÉS

Há aproximadamente quinze anos, tomei a resolução de cumprir a obrigação da "oração cotidiana de dez minutos". Durante esses quinze anos, tentei todos os métodos, uns atrás dos outros, e tudo o que consegui foi provar minha incapacidade de seguir qualquer um deles. Passei bastante tempo tentando, seja dito em minha própria defesa, enquanto também andava à procura de novas idéias. 

Esta procura levou-me a ler muito e a ouvir uma enorme quantidade de sermões, mas todos os sermões e todos os conselhos dos livros, infalivelmente, me levavam a um dos dois resultados seguintes: dormir ou distrair-me ... No que me diz respeito, todos os métodos de oração podem ser classificados numa destas duas categorias: aqueles que nos embalam até dormirmos e aqueles que nos deixam abertos a distrações galopantes ... 

Quando me vinha a idéia de consultar os "profissionais", eu hesitava: por que desperdiçar o tempo de um padre, quando o mais provável seria ele aconselhar-me a leitura de mais um livro ou indicar-me uma nova maneira de adormecer de joelhos? 

No entanto, na confissão seguinte, o padre perguntou-me: "Há mais alguma coisa que o perturbe?" Disse-lhe então apenas que tinha tentado fazer dez minutos de oração diária e tudo o que tinha conseguido era gastar nisso o tempo marcado, sem resultado. Surpreendi-me com o que se seguiu: 

-Você mora em North Shields? 
- Moro, Padre. 
-Longe do mar? 
- Mais ou menos uns dois km e meio. 
- Pois bem, experimente andar na direção do mar, sozinho, todos os dias, e reze durante o caminho, louvando e agradecendo ao Senhor, falando-lhe de tudo o que vir, ouvir ou do que se lembrar. Pode fazer isto? 

-Mas não em dez minutos, Padre; precisarei pelo menos de uma hora para ir e voltar ... 

- Pois bem, saia todos os dias, ande, e fale com Deus enquanto caminha. Nunca se sabe, pode ser que uma vez ou outra chegue até o mar. Então, agradeça a Deus pelo oceano. 

Era uma coisa inteiramente nova para mim, e finalmente eficaz! Tem uma porção de vantagens: está ao meu alcance; sei se fiz ou não; é ótimo para a saúde. Fiz até o propósito de rezar de manhã cedo, para evitar sair à meia-noite. Pretendo fazê-lo, mas nem sempre o consigo, o que deve levar meus vizinhos a se perguntarem se eu não me teria tornado um assaltante "meio-período". 

Estou muito agradecido pela ajuda que recebi e espero que outros possam também aproveitá-la. Aliás, se por acaso vocês saírem à noite em North Shields e me virem passar, por favor verifiquem se tenho os olhos abertos. Se tenho, é porque estou rezando; se não, é porque adormeci então acordem-me devagarinho e ponham-se a caminho de casa, ficar-lhes-ei muito reconhecido. 

John 
(Boletim de Setor de Tyneside)

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1981-9)

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 21/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário