quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

UM ENCONTRO DO CASAL EM DEUS

"Deus foi muito generoso ao criar este mundo e colocá-lo gratuitamente à nossa disposição! Infelizmente, porém, não sabemos valorizar todas as belezas que nos rodeiam. Acostumamo-nos a elas, que entram a fazer parte de nossa rotina, e não nos apercebemos de quão ricas são essas belezas. Surpreendemo-nos, quantas vezes, encantados, quando alguém mais sensível nos mostra as maravilhas ao nosso derredor. 

Creio, vale a ilação com o movimento das Equipes de Nossa Senhora. Entramos no movimento, entusiasmamo-nos com sua meta, seu conteúdo, seus métodos, e comumente a rotina nos contagia e não aproveitamos quanto poderíamos e deveríamos de tanta riqueza. 

Quero recordar hoje a oração conjugal, um dos meios valiosos de aperfeiçoamento. Quem a pratica sempre, com convicção e profundidade? O casal não se limita apenas a recitar junto uma Salve Rainha ou o Magnificat, quando o faz, ou a uma prece antes das refeições? Será isso oração conjugal, ou só uma oração feita ao mesmo tempo por duas pessoas? 

A oração conjugal deve ser um encontro do casal em Deus. Isso implica que o casal esteja ligado não apenas material mas também espiritualmente. É importante estar consciente de que uma aliança de sangue, ratificada por Deus no sacramento do matrimônio, une marido e mulher para sempre e deve levá-los a formar um só coração e uma só alma. Além disso, é necessário estar seguro de que Cristo está no meio dos dois.

A partir desses pressupostos, é preciso que cada um, voltado para Deus, deposite nEle suas alegrias, tristezas, derrotas, vitórias, seus anseios, arrependimentos, enfim, a própria vida. Isso, feito em voz alta, deverá chegar ao cônjuge filtrado em Deus. Fica-se convencido então da sinceridade da abertura, pois nosso interlocutor primeiro é o Pai - Deus. É mais fácil assimilar o extravasamento do parceiro e também, em Deus, em voz alta, comprometer-se em condividir tudo, num compromisso existencial. Uma oração feita com esse espírito levará o casal a um conhecimento recíproco e íntimo e a ajuda mútua surgirá naturalmente. 

Algum condicionamento faz-se necessário. Escolher um lugar sereno, tranquilo, onde não sejam importunados. O tempo de duração pode ser prefixado, para não ser feito às pressas. Um preparo psicológico e um relaxamento também ajudam. Tudo deve ser feito num clima de fé; ela dá o sentido criador e santificador da oração. 

Estou convencido de que a oração conjugal assim vivida dará frutos abundantes. 

Pe. José Geraldo do Valle 
Conselheiro Espiritual do Setor de Ribeirão Preto"

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1981-6)

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - 16/02/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário