quinta-feira, 14 de julho de 2016

Reflexão - Mt 11, 28-30

"28 Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.

30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."

Olhando para a história de nosso chamado e aceitação em buscar a santidade no e pelo Sacramento do Matrimônio, através do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, vejo que Jesus Cristo nos ofereceu o alívio do fardo pesado. A velha vida não me cabe mais...

Ao aceitarmos os meios propostos pelas ENS como caminho certo para mudança de vida e crescimento no amor, não estamos vivendo um peso ou um fardo; mas reafirmando nosso sim à oferta que nos foi dada, como algo essencial para nossa evolução espiritual; ou seja, meios para nos aproximamos cada vez mais de Deus e conhecermos e realizarmos a sua vontade.

Por isso é que a vivência dos PCEs e de toda a pedagogia das Equipes de Nossa Senhora são para nós uma "obrigação voluntária", assim como nos "obrigamos" a respirar o tempo todo, assim como nos obrigamos a nos alimentarmos frequentemente, assim como nos obrigamos a sorrir e buscar um mundo melhor para todos nós e nossos filhos.

Jesus Cristo certamente orava o tempo todo, vemos a confirmação desta afirmação em várias passagens da Bíblia. O filho da Santíssima Trindade, louva ao Pai, suplica, agradece, se entrega e nos dá o exemplo. Seu fardo não é pesado pois não é prisão, mas sim libertação.

Por isso somos livres para seguir o Seu exemplo e, partindo da oração, também conhecer a Palavra, meditar sobre ela, nos retirarmos para ouvir mais claramente a vontade de Deus e estarmos em comunhão com Ele, dialogar e estabelecer regras de VIDA que nos libertem do jugo do pecado e nos tragam a verdadeira PAZ.

Porque é preciso partir da oração? Por que a primeira oração de todas é o SIM que damos ao chamado do Senhor. Nossa decisão, nossa convicção de que vamos cumprir o caminho da promessa contida neste chamado, nossa oração como o "SIM" de Maria.

Sim, eu quero, Senhor Jesus Cristo, viver conforme os Seus ensinamentos.  Ajuda-me a amar cada dia mais. Aumenta a minha fé, Senhor. Me ajude a viver em oração, como o ar que respiro, como a água que bebo. Tu que és fonte de água viva, traduzida em amor e esperança.  Obrigado pela mão que me resgata e me salva a cada dia.  Perdão, Senhor pelas fraquezas que ainda insistem em querer me escravizar. Já não suporto mais, Senhor, rejeitar meu próprio sim à sua oferta. Santifica, meu Salvador,  o Sacramento que nos deste e ajuda-nos a sermos, também, sal da terra e Luz do mundo, pois confiamos que toda a graça vem de Ti.

Oh Mãe Santíssima, Nossa Senhora da Luz, seja para nós modelo de vida em Cristo. Ajuda-nos a trilhar o caminho, amparados na humildade e aceitação do jugo de Amor de seu Filho Jesus.

Faça-se em nós, Senhor, segundo a sua vontade. O Poderoso faz em nós maravilhas e Santo é o Seu nome...

André, da Mônica
Equipe 07 - Nossa Senhora da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário