segunda-feira, 11 de julho de 2016

Vivência dos PCEs - 11/07/2016

Bom dia irmãos! Busquemos a vivência dos PCEs todos os dias.

Segue um trecho do artigo " FUNDAMENTOS DA ESPIRITUALIDADE NAS ENS", da Carta Mensal 479 de abril/2014:

"Uma vez iluminados pelas palavras da Escritura estamos prontos para caminhar em busca do aperfeiçoamento que as ENS nos propõem para viver a graça cristã, na condição de cristãos que escolhem viver a santidade como casal, situação que deve perdurar até que a morte os separe. Todos somos chamados a viver a vida cristã plenamente em qualquer etapa da vida. Aproveito a oportunidade para propor uma maneira simples de viver os meios de aperfeiçoamento que as ENS nos propõem. Costuma-se chamar de ascese: por ascese se entende o conjunto de esforços pelos quais se deseja conseguir progredir na vida moral e religiosa.

Isso significa o esforço que leva o cristão a procurar ir eliminando os defeitos que impedem a sua configuração com Cristo, como foi assumida no batismo. Evidencia-se também a obrigação de progredir na vida sacramental e de oração.

Coloque-se aqui a Regra de Vida, que não deve ser um pacote de problemas, mas, existindo, se deve eliminar um de cada vez e por um tempo razoavelmente curto. Fica também claro que a oração, pessoal ou do casal, deve ser exercitada com perseverança. Não há fórmula especial para orar. A melhor maneira de orar é procurar um momento para falar com Deus e ouvir o que ele tem a nos dizer. Cada casal deve escolher o modo que melhor lhes convém e facilita. Por que não tomar uma das orações que a Bíblia nos oferece? Além dos salmos há tantas outras.

Quanto ao Dever de Sentar-se deixo apenas a sugestão: quando o casal quiser cumprir este dever vá desarmado. Lembrem-se dos três pilares sobre os quais repousa o amor conjugal: respeito pelo outro, confiança e abertura para ouvir sem preconceitos. É preciso deixar de lado cobranças, ironias, ressentimentos, etc. Com paciência e perseverança o amor conjugal vai se consolidando e crescendo. A vida cristã é um caminhar com Cristo sempre, como diz Paulo: 'Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive; a minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim' (Gl 2,20).

Gostaria de deixar aos queridos casais que buscam a vivência na fé e crescimento na caridade, três pontos de referência que devem ser lembrados em qualquer instante de nossa vida: Deus, como objeto de nossa fé, o próximo, nosso irmão e o contexto vital no qual vivemos e onde devemos testemunhar o amor que Cristo nos deixou como sinal de que somos seus discípulos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário