segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Atitudes de Vida

Queridos irmãos em Cristo,

Através de toda a sua pedagogia, as Equipes de Nossa Senhora desejam despertar, em cada um de nós, três atitudes constantes:

1 - CULTIVAR A ASSIDUIDADE EM NOS ABRIRMOS À VONTADE E AO AMOR DE DEUS;

2.  DESENVOLVER  A CAPACIDADE PARA A VERDADE;

3.  AUMENTAR A CAPACIDADE DE ENCONTRO E COMUNHÃO.

Essas três atitudes essenciais são a base da vivência dos Pontos Concretos de Esforço, e nos levam, gradativamente, a uma mudança de vida; não pelo fato de sermos equipistas, mas por assimilamos essas três atitudes e nos deixarmos moldar por suas consequências.

Para colhermos os frutos, é preciso investirmos tempo e esforço. Só assim passaremos a dar uma resposta, muitas vezes contrária ao que gostaríamos, porém verdadeira, diante de alguns acontecimentos que marcam e atrapalham nossas vidas, e que muitas vezes não compreendemos o motivo: 4 "Supliquei ao Senhor, meu Deus, e fiz-lhe minha confissão nestes termos: Ah! Senhor, Deus grande e temível, que sois fiel à aliança e que conservais vossa misericórdia àqueles que vos amam e guardam vossos mandamentos:
5 nós pecamos, prevaricamos, cometemos maldade, fomos recalcitrantes, desviamo-nos de vossos mandamentos e de vossas leis. (Daniel 9, 4-5).

As ENS são essencialmente um movimento de espiritualidade conjugal, por isso, antes mesmo de viver essas três atitudes em família, somos chamados a vivê-las em casal.

Eu e Mônica já tivemos algumas experiências fortíssimas do amor e misericórdia de Deus em momentos difíceis e decisivos de nossas vidas. À medida em que vivenciamos diariamente os PCEs somos confrontados com as verdades escondidas (ou mentiras reveladas) que nos massacram e nos impedem de vivermos a plenitude de nosso Sacramento. Não devemos temer essa mudança, nem tampouco termos ansiedade que ela aconteça, mas precisamos ter fé e perseverança em prosseguir no caminho que o Senhor nos chama, utilizando os meios que Ele nos propõe tão generosamente.

Através de um Dever de Sentar, por exemplo, já experimentamos todas as riquezas dessas três atitudes: "37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; 38 dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também" (Lucas 6, 37-38). E isso cria e fortifica em nosso ser esperança e alegria, pois sabemos que em nenhum momento de nossas vidas estamos sós.

Existe uma diferença muito grande em acompanharmos e estarmos juntos em unidade. Da primeira forma, qualquer atitude positiva de nossa parte já nos basta, ou pode até mesmo passar da medida em nossa pobre avaliação. Da segunda forma, estamos comprometidos, atentos, empenhados e não nos conformamos se não vemos a vontade e o amor de Deus prevalecerem sempre.

Mônica e André
Equipe 7 NS da Luz
Setor Piabetá

Nenhum comentário:

Postar um comentário