segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

olhem primeiramente para Cristo

Queridos irmãos em Cristo,

Ninguém é obrigado a entrar ou permanecer nas Equipes de Nossa Senhora...

Diante desta frase, já vi inúmeros casos de pura tentação fazerem irmãos deixarem para trás esse chamado do Senhor. Parece que esta tentação é algo cíclico; e tem horas que surge feroz levando muita gente a decisões imaturas; mas sempre está presente em menor ou maior força.

Já vi pessoas saindo das ENS alegando que não tem instrução; outras alegando que não tem estrutura financeira; outros alegando que não toleram certas pessoas ou que não são amados; outros por não terem atitude de caridade; outros por que querem mudar aquilo que nem mesmo conhecem ou entendem direito (Vieram os fariseus e puseram-se a disputar com Jesus e pediram-lhe um sinal do céu, para pô-lo à prova - Marcos 8, 11).

Seja qual for o motivo que leva alguém a permanecer ou sair das ENS, é preciso antes de tudo que seja bem pensado e, principalmente, que seja uma resposta ao chamado do Senhor.

Há diversos dons e diversos caminhos nos quais o Único Caminho, que é Cristo, nos espera. Dentro de nossa igreja há várias pastorais e movimentos, várias formas de acolhimento que não são melhores nem piores que outras, mas apenas diferentes. Quando trabalhamos todos juntos, não há sentimento ou atitude negativa que supere o amor maior e primeiro a Deus.

Quando uma decisão é madura, sincera e fundamentada em Jesus, Ele está pronto a caminhar conosco e nós mostrar as maravilhas que há pela frente. Sabiamente o Movimento das Equipes de Nossa Senhora tem uma base sólida que ajuda os casais a darem um sim ou um não consciente, nesta base.

O primeiro passo é a Experiência Comunitária e hoje há duas em andamento no nosso setor de Piabetá. Eu e Mônica estamos coordenando uma delas com casais de Mauá. O segundo passo é a pilotagem, e também há duas em andamento no nosso setor. Ainda há um terceiro passo, mas este é mais pessoal e está mais ligado a como nós convivemos e nos deixamos ser ajudados; este passo é permanente.

Cada passo nos leva a conhecer mais e mais as ENS, entretanto, nos leva principalmente à uma experiência única de vivência em uma pequena comunidade de amor; e "Só se ama aquilo que se conhece".

Depois de toda experiência nas ENS, se nos deixarmos guiar pela tentação de uma decisão imatura, seja ela SIM ou NÃO, corremos o risco de deixar passar a grande oportunidade de nossas vidas e nem mesmo percebermos: "Deixou-os e seguiu de barca para a outra margem - Marcos 8, 13".

Ao longo da caminhada nas ENS, eu já fui tentado, agressivamente, de diversas formas. Algo maravilhoso é que sempre teve alguém para me ajudar com uma palavra de verdade ou com a simples lembrança de um testemunho de vida; mas, principalmente, agiu sobre minha vida a misericórdia de Deus. Algo também que sempre me ajudou foi o que nos disse nossos queridos amigos Cassiana e Joel quando nos chamaram para as ENS: olhem primeiramente para Cristo.

Meu Senhor e meu Deus, te peço a perseverança de renovarmos a cada dia o sim ao seu chamado. Se um dia, Senhor, tivermos que seguir por outro rumo, que seja segundo a sua vontade, e não por sermos vencidos por qualquer tentação. Uma coisa que te digo, Senhor, te agradecendo a todo instante, é que uma vez neste caminho, estaremos sempre marcados pelo amor das ENS, pois é aí que o Senhor mais se manifesta em nossos corações. Obrigado Jesus!

Mônica e André
Equipe 7 - Nossa Senhora da Luz
Setor Piabetá

Nenhum comentário:

Postar um comentário