terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Partilha dos PCE - Encontro e Comunhão

Queridos irmãos em Cristo,

Um ponto que ficou bem claro para mim e Mônica nas Equipes de Nossa Senhora, já nos primeiros passos de nossa vida como equipistas, é que somos todos irmãos em Cristo, sem superioridade ou inferioridade de qualquer natureza, mas como colaboradores uns dos outros em vivência fraterna, no seguimento de nosso chamado.

Mesmo com toda a organização e hierarquia de responsabilidade nas ENS, que já vimos que se traduz em nos colocarmos mais a serviço, jamais vimos soberba, autoritarismo, orgulho ou prepotência; muito pelo contrário: "11 O maior dentre vós será vosso servo. 12 Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado" (Mateus 23, 11-12).

As "obrigações" que nos são colocadas, na verdade, são mais de dentro do que de fora, pois nascem da nossa fé e crescem à medida em que conhecemos e experimentamos todas as maravilhas da nossa pequena comunidade. Nas Equipes de Nossa Senhora todos nós "nos obrigamos voluntariamente", por amor a Deus, por meio de Seu Santo Espírito, e em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos reúne.

A vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço não são um fardo quando compreendemos a sua importância e vemos que o objetivo é despertarmos constantemente atitudes de vida que nos levam a conhecer e viver a vontade de Deus, em verdade, encontro e comunhão.

Por isso nossa partilha, em nossas reuniões, não pode ser um momento de simples comprovação de fracassos e sucessos, mas sim uma oportunidade de colocarmos diante dos irmãos, e principalmente de Jesus Cristo que nos reúne, todo o nosso ser em atitude de humildade para que, conhecendo os reais motivos de nossos altos e baixos, possamos nos ajudar mutuamente sob a caridade e compaixão de nosso Senhor.

O tempo, os compromissos, os relacionamentos e as distrações..., deixarão de serem desculpas e seremos levados a compreender e partilhar os verdadeiros motivos (fé, medo, coragem, alegrias, certezas e incertezas, angústias, decepções, ...),  que nos fazem dar um passo à frente ou atrás. Toda a partilha durante a reunião de equipe deve ser baseada nos motivos e não nas desculpas e, focada nos Pontos Concretos de Esforço, procurarmos assimilar cada vez mais as três atitudes de vida (ver https://ens-piabeta.blogspot.com.br/2018/02/atitudes-de-vida.html?m=1).

Senhor Jesus, te agradecemos por nos reunir como irmãos. Nos colocamos diante de Ti com nossos corações abertos, pois sabemos que aí o Senhor faz morada. Não permita que sejamos omissos ao partilharmos o mais profundo do nosso ser, onde o Senhor conhece. Daí-nos coragem e humildade, confiança e fortaleza para que sejamos instrumentos de graça em unidade fraterna. Só o Senhor é nosso mestre e só por Ti é que somos conduzidos ao nosso Pai, Deus de bondade e misericórdia. Nossa Senhora, nossa Mãe Santíssima, seja sempre o nosso modelo de sim. Amém!

Mônica e André
Equipe 7 - NS da Luz
Setor Piabetá

Nenhum comentário:

Postar um comentário