Queridos irmãos em Cristo,
Na vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço, na busca constante por despertar as três atitudes de vida que são a base forte dos PCEs, temos toda a Mística das Equipes de Nossa Senhora a nos impulsionar.
A primeira das três atitudes de vida é a procura assídua da vontade de Deus, e neste sentido, a vontade de Deus já se manifesta para nós no próprio chamado que temos de nos reunirmos como irmãos.
A convivência fraterna, em equipe, não é algo fácil. Podemos ser tentados o tempo todo a não enxergarmos no outro (inclusive também no nosso próprio cônjuge) a pessoa que precisa estar ao nosso lado, por ela e por nós mesmos.
Muitas das vezes preferimos "ver" no outro a vaidade, a soberba, o egoísmo, a arrogância, ou qualquer outro sentimento ou situação que o irmão passa (ou achamos que passa); no lugar de enxergarmos a necessidade de conversão, o progresso espiritual e o amor de Deus agindo o tempo todo: 24 Os dez outros, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra os dois irmãos. (Mateus 20, 24).
Em certos momentos podemos ser tentados a enxergar as coisas boas que o irmão faz como simples motivo de proveito pessoal. Se não tivermos vigilância e fé, e acreditarmos em quem está ao nosso lado (Jesus Cristo acredita em nós primeiro), podemos até mesmo ter ciúmes do seu sofrimento.
Em nossas reuniões de equipe, o momento da partilha deve ser vivido em atitude de exigência fraterna e, principalmente, de amor. Não somos chamados a desculparmos tudo o que ouvimos de nossos irmãos, mas sim a amar, a acolher, a não nos omitirmos e a colaborarmos com todos para vermos a verdade - segunda atitude de vida -, transformar a todos para a verdadeira Vida em Cristo, que age em nosso meio.
Eu e Mônica já vivemos, em equipe, muitos momentos em que vimos a misericórdia de Deus agindo em nossas vidas. São momentos que não conseguimos explicar direito, mas nos quais sentimos, mutuamente com os irmãos, as alegrias e tristezas, vitórias e dificuldades; onde toda a vida parece uma só, em comunhão e encontro com os irmãos e com Cristo - a terceira atitude de vida.
Nesses momentos únicos, somos aceitos e exigidos, corrigidos e chamados a irmos adiante, além da simples "realidade" que achamos que vivemos. Aí nos atrevemos a querer estarmos sempre o mais perto possível do Senhor: 25 Jesus, porém, os chamou e lhes disse: "Sabeis que os chefes das nações as subjugam, e que os grandes as governam com autoridade. 26 Não seja assim entre vós. Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. 27 E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. 28 Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão".
Mônica e André
Equipe 7 - NS da Luz
Setor Piabetá
Nenhum comentário:
Postar um comentário