quarta-feira, 12 de abril de 2017

A ORAÇÃO DO CORAÇÃO

Se fossemos gente de meditação interior, isto nos ajudaria bastante! A gente se conservaria em paz. Ensino às pessoas a oração de simplicidade. Mas é muito simples demais para ocidentais afobados! 

Bota-se de lado as imagens, os pensamentos, as expressões, para estar com Deus. Ora-se então para além da alma (inteligência, vontade. sentimentos, memória, imaginação) no seu ser profundo. Os orientais chamam isto de "oração do coração" - filocalia. 

Tente isto. Postura relaxada, sente-se com a coluna reta, mas não rígida. No começo, tem-se a impressão de estar perdendo tempo, pois não se produz nada. Toma-se uma palavra, por exemplo "Maranatha" (1), e repete-se mentalmente, devagar, como um "mantra" (2). Utiliza-se como escudo para afastar os pensamentos, as distrações, sem esforço, somente na fidelidade a esta palavrinha. Vinte minutos, duas vezes por dia, e veja a paz que se estabelece em você! 

Você alcança Deus nesta capela onde Ele habita, no fundo do seu próprio ser, mas sem conceito, apenas na paz e no silêncio, como uma criança juntinho da sua mãe. Você armazena paz, energia, que vêm de Deus, Criador e Salvador. 

PADRE MELANSON!
(De uma carta de 21-1-82)

(1) "Vem, Senhor Jesus". 
(2) Palavra ou som que, repercutindo interiormente, conduz o pensamento.

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1984-8) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 12/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário