segunda-feira, 10 de abril de 2017

O TERÇO EM EQUIPE

O apelo de Nossa Senhora em Fátima vem sendo levado cada vez mais a sério pelos equipistas. Temos inúmeros exemplos de equipes inteiras que dedicam uma noite por mês e, em muitos casos, uma noite por semana, à meditação do terço. 

Alegra-nos constatar duas coisas: a assiduidade: mesmo em se tratando de uma vez por semana, parece que todos conseguem cumprir o que se propuseram; os benefícios que essa oração mariana em conjunto traz aos próprios equipistas. Esses benefícios são primeiro de ordem espiritual, é claro: maior interiorização das passagens evangélicas, um aumento do fervor na oração; e, através do contato repetido com Maria, maior desejo de seguir-lhe o exemplo. "Podemos testemunhar que com o terço temos vivido em nossa equipe momentos altos de fé.'' (Equipe 13 de Brasília). 

A meditação do terço em equipe ainda tem como conseqüência maior união entre os casais. "Notamos que cada vez que nos reunimos (para rezar o terço) o fazemos com muito amor e, além de crescermos em espiritualidade, crescem a amizade e o carinho entre nós." (Equipe 12 de São Carlos). 

Outro lado importante é a participação dos filhos, enquanto os pais conseguem associá-los à oração. As Equipes de Florianópolis rezam o terço, com os filhos, no dia correspondente ao seu número, formando-se assim um plantão diário aos pés de Nossa Senhora! A EquipE: 10 de Jundiaí reza o terço semanalmente com as crianças menores da equipe. 

Um aspecto muito positivo também é que muitas vezes, além de familiares, participam até vizinhos. Em maio e outubro, algumas equipes fazem um verdadeiro apostolado mariano junto à vizinhança. Já em Criciuma é durante o ano inteiro que a Equipe 13 reza o terço "nas residências do bairro, com a participação muito grande da comunidade". Em Bauru, a Equipe 10 reza seu terço, mensalmente, com os meninos do Seminário.

Aliás, o que mais impressiona é o sentido profundamente eclesial e comunitário que as equipes dão ao terço, oferecendo-o, não só pelas próprias intenções, mas pelas da comunidade, pelos que sofrem, pelo Papa, pela Igreja, pela Paz. Em Juiz de Fora, o terço é rezado semanalmente por muitas equipes, "nas intenções de cada um, da comunidade. da Igreja" e das vocações sacerdotais. Já a Equipe 36 de Brasília o faz sistematicamente nesta última intenção. A Equipe 13, também de Brasília, que reza o terço em família toda quarta-feira, ainda se reúne "semanalmente para pedir as bênçãos de Nossa Senhora para o nosso mundo." A Equipe 15, ainda de Brasília, diz que o terço tem unido "cada vez mais os integrantes da nossa equipe em torno de Cristo e para o mundo." 

Equipes que não se podem reunir mais de uma vez por mês assumem muitas vezes o compromisso de rezar o terço cada um na sua casa, quando possível com os filhos. "Nossa Senhora prometeu que o terço rezado diariamente solucionaria muitos dos nossos problemas. É o que estamos verificando, pois as orações do terço feitas diariamente por cada casal e o padre assistente, dentro de uma escala semanal, têm sido valiosas pois a maioria dos problemas estão se encaminhando satisfatoriamente." Equipe 9, Setor D, São Paulo). Quanto à Equipe 8 de Brasília, além do encontro mensalmente dedicado a Nossa Senhora, cada um dos equipistas reza o seu terço diariamente. 

Terminamos com este testemunho da Equipe 17, ainda de Brasília: "A oração do terço nos aproxima de Deus, nos ajuda a acabar com nosso comodismo, pela descoberta de um mundo carente de nosso testemunho de cristãos" .

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1984-7) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 10/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário