domingo, 23 de abril de 2017

REDESCOBRIR A BELEZA DO PROJETO CRISTÃO

Um retiro é o momento de redescobrir quem é Deus para mim. É fazer a avaliação da minha fidelidade ao meu compromisso de cristão batizado, de leigo atuante, de equipista, que pretende mostrar ao mundo a verdadeira face de Deus. 

Como podemos mostrar ao mundo a face de Deus se não renovamos periodicamente em nós esta escolha que fizemos livremente ao ingressarmos nas Equipes? O que representa para nós escolher Deus em primeiro lugar? Como disse o Padre Mohana quando esteve aqui conosco, um retiro não é uma coleção de palestras onde fazemos um curso para nos instruir mais em matéria de religião (teologia): um retiro nos permite fazer experiências fortes de Deus. 

Um retiro é o momento de, novamente, direcionar a nossa vida para Deus. É uma volta, uma conversão. É quebrar a rotina que gera mediocridade. É como um êxodo: "sai da tua terra ... ", do teu comodismo, da tua instalação, da tua vidinha e afasta-te de tudo por alguns momentos para encontrar Deus; para renovar a tua escolha de Deus. 

É redescobrir a beleza do projeto cristão, redescobrir as maravilhas da palavra de Deus na meditação. É buscar momentos de reflexão na mensagem evangélica e avaliar se minha vida está pautada nesta mensagem. É relembrar se, realmente, a "Palavra" tem para mim o valor da pérola preciosa que o mercador encontra e vende tudo para possuí-la. É redescobrir o sentido da vida. Só em Deus a vida tem sentido. Como o eixo e os raios de uma roda. Deus é este eixo. Não saímos do lugar se nossos raios não se fixarem no eixo que é Deus. 

Concluímos, então, que um retiro é o resultado de um esforço pessoal, consciente, um balanço do meu relacionamento com Deus. O pregador será apenas um orientador. O trabalho é meu.

Podemos sair de um curso, de uma sessão de formação um pouco mais instruídos, mais cultos em matéria de fé. Mas devemos sair de um retiro um pouco mais santos. Num retiro podemos não aprender nada de novo, mas é o momento de nos conscientizarmos de como vivemos aquilo que sabemos. 

Agradeçamos ao Movimento a preocupação de incluir no nosso calendário as datas para nossos retiros. Agradeçamos a Deus o convite que Ele nos faz todos os anos. Meditemos em como responder a tudo isto na eternidade, onde Deus nos cobrará a maneira como mostramos sua face ao mundo em que fomos colocados. Esta é a nossa vocação.

Dilma Rodrigues Orofino 
Setor A de Florianópolis

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1985-2) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 23/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário