quarta-feira, 5 de abril de 2017

NA ENCRUZILHADA

Há um momento de encruzilhada na vida de alguns casais equipistas, em que se questionam sobre sua permanência ou não nas Equipes de Nossa Senhora. A dúvida, às vezes, atinge apenas um dos cônjuges. Esse é um momento importante na vida do casal, pois as Equipes de Nossa Senhora são um caminho, e não "o" caminho, e podem não ser o melhor caminho para alguns casais. "Buscai e achareis ... ". "Caminhante. não há caminho: faz-se caminho ao andar!" 

Embora a equipe normalmente faça todo o possível para segurar quem quer sair, o casal que, em sã consciência e com conhecimento de causa, depois de muita oração e meditação, decidiu deixar o Movimento e buscar outro caminho tem o direito e até o dever de fazê-lo. 

O que via de regra acontece, no entanto, é que o casal enfrenta momentos de dúvida sobre sua permanência no Movimento sem tê-lo vivido suficientemente, sem ter se esforçado convenientemente para vencer a inércia e viver os meios de aperfeiçoamento. Quase sempre o casal que se encontra nessa encruzilhada ainda não experimentou o caminho que está rejeitando; é como uma criança que diz não gostar de determinada comida sem nunca tê-la experimentado. 

Normalmente, o casal que não se entusiasmou pelo Movimento é alguém que não aproveitou as oportunidades para se entusiasmar. . . É um ausente constante nos encontros do Movimento; nunca é visto nas missas mensais, nos Dias de Estudo, nos Retiros, nas Peregrinações, nos Mutirões, nas Inter-equipes, etc.

Por outro lado, os cônjuges às vezes ainda não se deram conta de que as Equipes de Nossa Senhora são um movimento de espiritualidade conjugal e familiar. O esforço deve ser em prol do conjunto, no sentido de que o crescimento seja do casal com os filhos e não separadamente, do marido ou da esposa. No princípio, a busca em conjunto parece atrapalhar, parece incomodar; a gente tem que vencer as dificuldades por desventura existentes. 

O dever de sentar-se quase sempre é difícil no início. A oração conjugal, se possível familiar, quase sempre parece inatingível no início. Mas quem venceu as dificuldades iniciais pode testemunhar a importância de se esforçar para vencer as barreiras: "os; frutos são suficientemente saborosos para compensar todo o cansaço da busca". 

Elza Maria e Renato 
Equipe 6 de Brasília

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1984-4) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 05/04/2017

Jesus Cristo é O CAMINHO, A VERDADE e A VIDA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário