quinta-feira, 27 de abril de 2017

OS MEIOS SÃO AS REGRAS

"As regras são asas para voar em direção a Deus" (São Vicente de Paulo)

Como seguir por uma estrada sem nenhuma sinalização? Claro que, se isto acontecer, chegaremos a lugares inesperados ou a lugar nenhum. 

Lendo recentemente o livro "A alegria da doação", de Madre Teresa de Calcutá, encontramos alguns tópicos sobre o amor às Regras e a fidelidade às Regras. Entusiasmados com a leitura, começamos a escrever, tentando criar um paralelo entre a Regra e os Meios de Aperfeiçoamento. E notamos que são realmente a mesma coisa. 

Devemos obediência aos Meios de Aperfeiçoamento como qualquer religioso deve obediência à sua Regra. Tanto um quanto outro está se esforçando para chegar à salvação e a Regra ou os Meios são os caminhos que nos conduzem à salvação. Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, nossa protetora, deve ser modelo de obediência e de aceitação: "Faça-se em mim segundo a vossa palavra." E Nosso Senhor Jesus? Obedeceu ao Pai "até a morte e morte de cruz". 

Como irmãos equipistas, quando demos o nosso sim ao Movimento, já sabíamos de tudo o que o Movimento nos oferecia e de tudo o que ele nos iria pedir em termos de obediência no seguimento dos Meios de Aperfeiçoamento. Nisso está o nosso caminho, pois devemos almejar, como discípulos de Cristo, com a proteção de Nossa Senhora, que os outros digam de nós: "vejam como se amam!". Isto não é hipocrisia, é o nosso fim neste mundo: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos". 

Escuta da Palavra e Meditação. Estes pontos nem parecem meio mas uma honra que Deus nos dá: temos acesso à Sua Palavra e à promessa de salvar-nos, se a seguirmos e Vivenciarmos.

Oração conjugal. É um momento de obediência capital, pois e a prova do nosso amor a Deus. A oração a Ele dirigida nos eleva e conforta, ao mesmo tempo em que é uma declaração de amor ao próximo. personificado no cônjuge. A alegria será maior se toda a nossa família rezar unida porque então a humanidade se expande.

Regra de vida. É ainda mais evidente sua relação com o amor de Deus para conosco e sua importância para nossa vida e nossa salvação. Quem não quer melhorar e com isso viver melhor, amar mais e mais profundamente seu próximo e, ao mesmo tempo, tornar mais fácil para os outros nos amarem e, juntamente, amarem a Deus, nosso Pai e Criador? 

Dever de sentar-se. No início, temos a falsa pretensão de que é fácil; depois, vem a covardia de dizer que não conseguimos, por várias razões, fúteis. Se tivermos a coragem de parar, de sentar-nos um em frente ao outro, de mãos dadas, e pedir a Cristo que nos ajude, teremos condições de realizar um dever de sentar-se completo, profundo e transformador. Completo, no sentido de termos dito tudo e ouvido tudo. Profundo, ao ponto de, ao final, renovar nossas esperanças recíprocas e em relação a Deus, principalmente no amor que nos une e salva. Transformador, porque devemos assumir, a cada dever de sentar-se, o compromisso de mudar a nossa vida para melhor e para o alto. Não há corno negar que sempre nos sentimos bem após um banho completo. É assim que devemos nos sentir após cada dever de sentar-se: renascidos, novos e esperançosos em nosso viver a dois. 

Retiro. É um grande dever de sentar-se com Deus, feito junto com outros irmãos. No retiro, nos encontramos mais próximos de Deus e dos nossos irmãos, vivendo momentos fortes de oração, de diálogo e de conversão.

Cremos que não há outra saída a não ser assumirmos as nossas Regras, Meios de Aperfeiçoamento, como alimento diário. Só assim teremos condições de crescer em graça e amor diante de Deus e dos homens. É a estrada proposta pelo Movimento, por ela os equipistas devem caminhar. 

Rose e Elifas 
Equipe 3 de Brasília

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1985-4) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 27/04/2017

A partilha é um tempo forte de entreajuda espiritual.  Este responsabilizar-se uns pelos outros faz-se segundo três atitudes:

  1. procura assídua da vontade de Deus;
  2. experiência do encontro e da comunhão;
  3. procura da verdade sobre nós mesmos.

Concretamente, cada equipista é convidado a partilhar a sua experiência dos Pontos Concretos de Esforço durante o mês que passou. A partilha dos Pontos Concretos de Esforço não é um exame de consciência nem uma verificação de sucesso ou de insucesso, é uma releitura dos esforços feitos para progredir na vida espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário