Ouvimos muitas vezes. da boca do Pe. Caffarel esse pensamento de Bergson: que o nosso mundo carece de um ''suplemento de alma".
Esse suplemento de alma lhe será dado pela oração dos seguidores de Cristo, chamados a serem os co-redentores de seus irmãos.
A oração é o diálogo com Deus. Pode ser silenciosa como as respostas divinas, mental, feita com palavras nossas improvisadas na hora, ao sabor das nossas angústias, esperanças, alegrias e sofrimentos. E também das necessidades alheias. E pode também ser vocal. Esta é um precioso apoio na nossa vida espiritual.
A oração mental permanece a maneira mais expressiva de falar com Deus. É a prece da amizade, a troca de afeto entre Deus amigo e a criatura, sua amiga. Dá orientação sobrenatural e por vezes mística a toda a vida cristã. Quem reza mentalmente, com fé e amor, aprende a viver em Deus, com Deus e para Deus.
Aprende a amar os homens como irmãos, a interceder por toda a humanidade. Aprende até a olhar a criação com olhos de gratidão ao Criador.
Para quem faz, todos os dias, oração mental, tudo acaba se tornando oração: o cumprimento do dever de estado, o exercício da profissão, o trabalho manual, o repouso, etc. - tudo sobe a Deus como incenso, tudo atrai o Amor e a munificência divina. A oração sincera e humilde é eficaz. Se não nos dá sempre aquilo que pedimos, dá-nos infalivelmente aquilo que pediríamos se pudéssemos compreender os desígnios da Divina Providência.
Rezar é a mais bela atividade e a mais pura alegria do homem. Para o cristão, é vida e penhor de eternidade. E pode ser a salvação do mundo... que espera um suplemento de alma.
Carmelitas Descalças de Teresópolis
(Transcrito do "Cavaleiro da Imaculada")
(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1984-3)
ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 03/04/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário