segunda-feira, 17 de abril de 2017

ORAÇÃO, AMOR E PAZ

A vocação do cristão é viver em íntima comunhão com Deus. Apesar da vida agitada e extrovertida que levamos, todos possuímos uma profundidade. Todo o nosso comportamento exterior, palavras, gestos e atitudes, traem o íntimo do nosso ser. Se formos homens de meditação, de reflexão, toda a nossa vida revelará isso. De resto, será impossível. sem vida interior, impressionar os homens por nossas convicções. 

Infelizmente vivemos na periferia de nós mesmos. Somos por demais superficiais, pouco meditamos ou refletimos. "Se os homens pensassem cinco minutos, não seriam mais cinco minutos o que são... dizia o Pe. Plus. 

Viagem longa, penosa, difícil, a do homem para dentro de si.. Gostamos de "parecer", quando o importante é "ser"; somos o que somos e não o que parecemos. Se nos compenetrássemos disso, mas sobretudo vivessemos essa grande verdade, nada mais nos roubaria a paz. E para conseguirmos essa paz, precisamos aprender a rezar. 

Rezar é sintonizar nossa vida com Deus, é abrir-nos para Deus, ouvir Deus que nos fala, aceitar o que Ele nos quer dar: a paz, o perdão, o amor. 

Como nos fala Deus? De muitos modos. A Criação é uma das mensagens de Deus para nós. Ela é o grande livro aberto que nos revela um Deus de amor, que criou para nós coisas tão maravilhosas. 

Rezar é meditar a palavra de Deus. Essa palavra nós a encontramos nos Evangelhos. A Bíblia deveria ser meditada por cada casal cristão, diariamente. Felizes os que têm o hábito de meditar as Sagradas Escrituras! Como isso enriquece o nosso interior!

Rezar, pedir muito a Deus que nossa comunhão com Ele se intensifique cada vez mais. Que a nossa comunhão com os irmãos, com o cônjuge, com os filhos, se aperfeiçoe cada dia mais. "A oração é a fraqueza de Deus e a força do homem" dizia Santo Agostinho. A oração é o grande sustentáculo da vida espiritual. 

Muitos casais dão testemunho de tamanha serenidade interior e de maneira tão habitual que é fácil perceber o segredo desse êxito: a oração, a meditação, a comunicação freqüente com Deus. Felizes daqueles que se compenetram da eficácia da oração. Penetrados da suavidade divina, eles fazem de seus lares verdadeiros cenáculos de AMOR e PAZ. 

Heloisa e Ary 
Equipe 12 de Ribeirão Preto 

Começamos a vida de oração como se fôssemos terreno árido, e um belo dia começam a jorrar de dentro de nós, para os outros, maravilhas que nem supúnhamos possuir. 

É o milagre do encontro perseverante com Deus. Passamos a Iluminar, a dinamizar, a movimentar, a construir, a agir como Deus quer.

Será através de todo esse dinamismo que muitos chegarão a descobrir Jesus Cristo, sua fonte geratriz. 

João Mohana


(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1984-9) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 17/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário