segunda-feira, 27 de março de 2017

DEIXAR-SE CONDUZIR PELA PALAVRA DE DEUS

Lemos no evangelho de São João que, certo dia, dois discípulos, por mera curiosidade, "para verem onde o Senhor morava" (Jo. ·1,· 38), foram até sua casa, ficando · todo 6 dia com Ele . E, nesse diálogo .. espontâneo, amigo e informal com o Mestre, realizou-se o encontro da graça e do chamado de Deus. E João e André ficaram com Jesus, não apenas aquele dia, mas a vida inteira. 

Para Deus, nada é insignificante. Quando tocado por sua mão, tudo se transfigura, e o coração dos que se deixam tocar por Ele transforma-se à magia do seu amor. 

É o Espírito Santo que conduz a Igreja, é Ele também que conduz a cada um de nós pelos caminhos da santificação. 

Deixar-se orientar por Deus; permitir que a sua graça transformadora haja em nós: Eis o que significa a verdadeira sabedoria.

Para isso, duas coisas são fundamentais: a oração e a meditação. 

Seja qual for nosso estado de vida, nada se consegue, na área espiritual, sem o auxílio do Senhor. "Sem mim nada podeis fazer", diz o Cristo (cf. Jo. 15, 5). Convencer-se profundamente que, "sem o contato com o Senhor, não se consegue uma evangelização convincente e perseverante" (Puebla, 726), muito menos uma santificação pessoal que se transforma em testemunho.

Nossa oração deve "converter-se em atitude de vida, de tal sorte que oração e vida se enriqueçam mutuamente: oração que conduza a comprometer-se na vida real, e vivência da realidade que exija momentos fortes de oração" (Puebla, 727) . 

A "integração entre vida e oração" (cf. 729), num perfeito equilíhrio entre nossas atividades pastorais e nosso espaço de intimidade com o Senhor é, sem dúvida, o que mais precisamos conseguir na vida. Nem horizontalismo, nem verticalismo. A integração é a sabedoria. 

- A meditação da Palavra de Deus, confrontando nossa vida com os apelos do Evangelho, será um constante dinamismo a nos inpulsionar para o próximo e para Deus. 

- Nortear nossa vida pelo universo de valores apresentado por Cristo nas Bem-aventuranças.

- Questionar-nos continuamente a respeito da autenticidade de nosso testemunho.

- Iluminar nossas decisões pessoais e comunitárias a partir da cosmovisão que o Evangelho oferece, eis para onde nos deve conduzir a meditação encarnada da Palavra do Senhor. 

Palavra que interpela. 
Palavra que santifica. 
Palavra que compromete. 

Pe. Carlos A. Schmiti 
(Do livro ''Pais conscientes, filhos realizados - O futuro começa em casa - Reflexões. Vocacionais")

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1983-6) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 27/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário