quarta-feira, 15 de março de 2017

O JARDINEIRO INVISÍVEL

Sobre o valor, a importância e a eficácia apostólica da Oração, este é um dos pensamentos mais lindos e profundos que eu conheço. 

- Se não fores o semeador que atira o grão de trigo ao solo, sê, pelo sofrimento, pela oração e pela caridade, o jardineiro invisível que rega a semente. 

Nem todos podem ser apóstolos ativos, sempre. Os carismas e talentos, no Reino de Cristo, são diversos e diferenciados. Uns pregam, outros catequizam. Uns têm saúde e tempo disponível, outros se acham doentes e já alquebrados pela idade. Mas todos podemos assumir o gesto redentor do jardineiro invisível que rega a semente. 

Talvez estejas sofrendo, o coração machucado por alguma injustiça ou incompreensão. Talvez te sintas inútil, pobre, vazio, preterido, marginalizado. . . com aquela sensação de que Deus se acha longe, insensível aos teus apelos, decepcionado talvez com tua fé em declínio . .. 

Coragem, minha amiga, meu irmão. Dentro da noite da tua angústia, reza o teu sofrimento, oferta as tuas cicatrizes, plantando a flor da bondade, da alegria, do amor. Mesmo sangrando e vertendo lágrimas, mesmo esperando contra toda a esperança, podes ser o jardineiro invisível e benfeitor que rega a semente, na misteriosa seara das almas. 

Não é o ativismo, a retórica brilhante, o espalhafato, a correria e a publicidade ruidosa que conferem eficácia apostólica. São os joelhos em terra, a oferenda das dores e a vivência da fraternidade que regam a semente, convertendo os corações, redimindo a humanidade. 

No vasto campo apostólico do século XX, sobram Martas inquietas, solícitas, atarefadas. E faltam corações orantes, almas contemplativas, como a silenciosa Maria, em Betânia. Nos misteriosos caminhos da Redenção, Um homem que reza Vale por Cem ativistas, cheios de entusiasmo e boa vontade, talvez, mas ... desligados de Deus. 

Enclausurada atrás das grades do Carmelo, profundamente orante, Santa Terezinha do Menino Jesus foi proclamada padroeira universal das Missões. Oportuno lembrete da Igreja: é a oração, o sacrifício, a renúncia, a generosidade, a fé e a esperança que alimentam o apóstolo, que atingem os corações, que salvam o mundo. E a vivência da fraternidade, acima de tudo. 

Pe. Roque Schneider, S.J.

(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1982-7) 

ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 15/03/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário