- Você se lembra do José? Pois é, ele mesmo. Morreu!
- Morreu?! Não diga! Como foi?
- Morreu de inanição!
- Incrível! Como foi isso?
- Não sentia apetite e não se preocupou. Quanto menos se alimentava, menos apetite sentia. Até que, de tão fraco, morreu.
Se isto pode acontecer com a vida biológica, também pode acontecer com a vida espiritual. A gente vai sentindo um desânimo, um vazio de Deus. As vezes, os trabalhos, a profissão, os filhos, as ocupações da casa envolvem-nos e distraem nossa atenção, desviando-a do termômetro espiritual.
É a oração descuidada, pois não temos tempo, estamos cansados. . . Deus há de compreender. É a Missa semanal, que fica "para amanhã", e no amanhã nunca há oportunidade ... O Tema da reunião de Equipe é muito aborrecido. Foi mal enfocado, está fora da atualidade de nossa vida. Mas deve ser examinado .. . e respondido para a reunião de... amanhã! E a gente corre o-s olhos pelas páginas, pensa um pouco e responde, como se diz, "em cima do joelho". E os encontros do Movimento? As Noites de Orações? Os Dias de Estudo? Se não há obrigação de ir, encontro mil desculpas para minha ausência ... E o Retiro? É um "banquete" espiritual. .. mas ... minha gente, não tenho com quem deixar os filhos! Vou ler um bom livro e encontrarei bons trechos para meditação. No próximo Retiro, se Deus quiser e as crianças não atrapalharem, nós estaremos presentes.
Nossa vida se resume à Missa dominical porque é ''obrigação do católico praticante". A Homilia nos impressiona, meditamos mais um pouco nela, prometemos "fazer o que o Senhor mandar". Mas como um daqueles irmãos do Evangelho de Mateus, nossa promessa é apenas verbal, intelectual. E voltamos à modorrenta e limitada espiritualidade enfraquecida. Não procuramos alimento, deixamo-nos ficar ... Até que um dia, surpresos e amedrontados, descobrimos que ... nossa vida espiritual morreu. . . Morreu por falta de alimento, morreu de inanição!
... E agora, José?!
D.S.B.
(Fonte: Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora - ENS-CM-1982-2)
ENS Piabetá - Vivência diária dos Pontos Concretos de Esforço - PCE 04/03/2017
Esta é a hora de mudar... O tempo favorável é agora...
Nenhum comentário:
Postar um comentário