sábado, 4 de março de 2017

Tarefas do Casal Animador


Tarefas do Casal Animador

“Animar é dar alma, é levar à vida”. (Documento das ENS)

O Casal Animador tem um papel muito importante dentro da equipe, mas nem sempre o desempenha, muito provavelmente por desconhecer suas funções. A responsabilidade da caminhada da equipe é de todos os casais que a compõem. Os direitos e os deveres dos membros são iguais entre si. Porém, em cada mês, um casal, ao lado do Casal Responsável, toma para si a tarefa de animar os membros da equipe, e por isso  é chamado de Casal Animador. A ele cabe também animar aquele casal que está indiferente à vida cristã a se engajar em alguma missão no Movimento e na Igreja. Poderá também incentivar algum casal de sua equipe com dificuldade na vivência dos Pontos Concretos de Esforço e na participação dos eventos organizados pelo Setor ou pela Região. O Casal Animador será responsável pela animação da equipe a partir do dia em que se realizou a reunião mensal em sua residência até à reunião seguinte. Assim, a função de animação de uma reunião começa logo no fim da reunião anterior e o Casal Animador deve estar atento a todos os acontecimentos que envolverem a equipe nesse período. 

Além disso, o Casal Animador mantém contato com os casais de sua equipe para lembrar os aniversários, colabora com o Casal Responsável da Equipe na preparação de reuniões informais, e outros eventos da equipe, quando ocorrerem. Participa juntamente com o Casal Responsável e o Conselheiro Espiritual na reunião preparatória (se possível, na sua residência); elaboram juntos o roteiro da reunião do mês seguinte e envia-o com antecedência a cada casal de sua equipe.

NOTA: Nas Super-Regiões e Regiões em que não existe a figura do Casal Animador, é o Casal Responsável de Equipe que deve cumprir as tarefas mencionadas acima.

A reunião preparatória

Sugere-se, que a Reunião Preparatória, ou Prévia, seja feita na residência do Casal Animador da reunião, que pode convidar o Conselheiro Espiritual para uma refeição. É a oportunidade de o Conselheiro Espiritual conhecer melhor a família do casal e para os filhos se aproximarem do Movimento. O Casal Responsável pode juntar-se a eles após a refeição. Para esta reunião, os casais da Equipe enviam a sua resposta escrita relativa ao tema de estudo proposto para o mês. Cientes dos fatos e acontecimentos vividos pela equipe, o Casal Animador, juntamente com o Conselheiro Espiritual e o Casal Responsável, preparam o roteiro da reunião, tendo em consideração as suas diversas partes, de acordo com as necessidades verificadas. Deve-se procurar ligar uma reunião à outra, num processo de continuidade e de forma criativa.

A Reunião Formal

Normalmente é o Conselheiro Espiritual ou o casal animador quem faz a leitura da Palavra de Deus.

Na Reunião de Equipe, a discussão do Tema de Estudo é conduzida pelo Casal Animador que deverá fazer uma breve introdução de acordo com o que foi acertado na reunião preparatória. Deverá estar atento para que todos possam ter tempo para tomarem parte na discussão, deverá cuidar para que não haja interrupções nem conversas paralelas e também para que as discussões não fujam do tema.

O Casal Animador deve ainda:

·         Chegar um pouco mais cedo para receber os demais casais;

·         Se preocupa em cumprir o tempo necessário de cada parte da reunião, sem atrapalhar a participação dos casais;

·         Cuidar para que a reunião seja iniciada rigorosamente no horário estabelecido no Roteiro, não somente em consideração aos casais pontuais, mas, principalmente, em consideração ao Conselheiro Espiritual

·         Usar de criatividade e dinâmicas que tragam benefícios para a reunião, ligadas ao tema de estudo ou a uma necessidade identificada na reunião preparatória;

·         Deverá enviar, em tempo hábil, uma cópia do roteiro ao Casal Ligação, para que ele tenha tempo suficiente para preparar e enviar sua mensagem para a reunião, ou dela participar.

Importante: A partilha e os avisos finais ficam por conta do Casal Responsável.

Testemunho: O casal que realmente abraça a responsabilidade de casal animador, além de colaborar para a vivacidade da sua equipe e repartir com o Casal Responsável essa missão, recebe do Senhor a graça de sentir essa animação em sua família, e nas pequenas coisas do seu cotidiano (André da Mônica - CRS Piabetá).



Referências:

·         Livro Reunião de Equipe

·         http://enssetoraruja.blogspot.com.br/2011/02/responsabilidade-do-casal-animador.html

·         http://valeriaalexandre.blogspot.com.br/2010/02/casal-animador.html

Material elaborado atendendo à sugestão do Casal Grazi e Gabriel, da equipe 10 - Nossa Senhora da Alegria, feita na reunião de setor no dia 03/03/2017,  para reforçarmos junto às equipes o papel do casal animador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário